Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Pindorama planeja implantar cultura do café conilon em Alagoas » Alagoas Notícia Boa

Pindorama planeja implantar cultura do café conilon em Alagoas » Alagoas Notícia Boa

A maior cooperativa agroindustrial do Norte-Nordeste do Brasil, a Pindorama deu início às tratativas para a instalação de um plantio experimental de café da variedade conilon. A iniciativa é do presidente da empresa, Klécio Santos, e conta com o incentivo de um grande cafeicultor do estado de Minas Gerais, Fernando Montans Alvarenga.

Durante reunião, na tarde dessa quinta-feira (13), no Centro Administrativo da Cooperativa, foi apresentada uma introdução sobre o cultivo do café conilon, variedade mais adaptável à região de Pindorama, em território dos municípios de Coruripe e Penedo, no Litoral Sul de Alagoas.

PUBLICIDADE



Segundo especialistas, o conilon tem inúmeras vantagens, a exemplo de uma maior produtividade, resistência a doenças e é mais econômico que o café arábica.

O responsável pela capacitação inicial em Pindorama foi o pesquisador de café do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural – Incaper, Paulo Sérgio Volp, que veio a Alagoas a convite do empresário Fernando Alvarenga.

Na ocasião, Volp expôs sobre escolha de área, necessidade hídrica, sistema de irrigação, adubação e calagem (adubação); prevenção e cuidados contra pragas e doenças, manutenção do cultivo, avaliação de qualidade e outros detalhes necessários para que a cultura tenha êxito.

Perfil

Fernando Montans Alvarenga é da cidade de São Sebastião do Paraíso, região Sul de Minas Gerais. Além de cafeilcultor, ele é pecuarista e proprietário da fábrica de manteiga Aviação.

O empresário também está iniciando investimentos em Alagoas, como o confinamento de bovinos FM, localizado no município de Delmiro Gouveia, no Sertão do estado.

De acordo com o próprio Alvarenga, depois de conhecer a região da Pindorama, identificou que a geografia do local seria perfeita para iniciar um cultivo de café conilon. O próprio relatou que a iniciativa de incentivar essa nova cultura na região, visa oportunizar a geração de emprego e renda à população local.

Cooperados receberam capacitação inicial sobre o plantio do café conilon

“Desde que vim à Pindorama pela primeira vez e conheci o trabalho do Klécio, dos colaboradores e cooperados, eu sabia que poderia contribuir um pouco com essa história bonita. O café conilon é mais robusto, mais simples de se trabalhar, voltado para a agricultura de pequenos e familiar, como o modelo de cooperados que a Pindorama tem”, pontuou o empresário.

“Nós acreditamos e vivemos uma realidade, hoje, no Espírito Santo, Norte de Minas, Rondônia, que têm produtores com esse perfil ganhando muito dinheiro e complementando sua renda na agricultura. Quando a gente enxergou esse potencial aqui em Alagoas, na região em que a Pindorama está localizada, com alto índice pluviométrico e terra planas, fizemos essa conexão entre o Incaper e a Cooperativa Pindorama para fazer essa troca de experiências e começar, quem sabe, a implantação do café conilon aqui no estado”, disse Alvarenga.

Dez hectares experimentais

Visionário, o presidente da Cooperativa Pindorama já está apostando no êxito do experimento, e planeja o plantio de cerca de 10 hectares de área da variedade de café.

“A gente fica feliz em poder trazer essa oportunidade para o nosso estado. Devemos escolher alguns cooperados que possam fazer um plantio de meio hectare, pois pensamos, neste primeiro momento, em plantar uma área de 10 hectares para poder estimular e sentir essa cultura”, revelou Klécio Santos.

“Acredito que isso seja uma grande oportunidade para o nosso pequeno produtor. É um passo importante para a atividade agrícola do estado de Alagoas”, acrescentou o presidente da Pindorama.

Participaram da reunião o presidente, o vice-presidente e o diretor-secretário da Pindorama, Klécio Santos, Carlos Roberto Santos e Antônio de Oliveira, respectivamente; o gerente agrícola da empresa, Danilo Wanderley; o químico da Usina Pindorama, Valdir Vilela; o engenheiro mecânico Marcos Gonçalves, e quatro técnicos agrícolas da Cooperativa.

Também participaram o empresário Fernando Montans Alvarenga, a agrônoma da empresa, Olivia Oliveira; o pesquisador Paulo Sérgio Volp, além do prefeito do município alagoano de Viçosa, João Victor, que também tem interesse em implantar a nova cultura na Zona da Mata do estado.

Antes da reunião eles conheceram um cultivo experimental de sorgo, o Confinamento de Bovinos Pindorama e unidades industriais da Cooperativa.

Notícia Boa – Alagoas

Leia Também

Roberta Dias: Após debates e consulta a documentos, júri se reúne para definir sentença
Seduc inicia matrículas do Ensino para Jovens e Adultos
Collor contradiz advogados e afirma não ter doenças nem tomar remédios
Veja quem são os chefes de Estado e de governo que estarão no funeral do papa
Fim de semana tem mais quatro jogos desta 2ª rodada
HGE atualiza estado de saúde das vítimas de explosão de lancha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *