Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Fiscalização em SP deve priorizar autorregularização antes de multas

Fiscalização em SP deve priorizar autorregularização antes de multas

A fiscalização da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo não pode aplicar multa por simples descumprimento de obrigações acessórias, sem que o contribuinte tenha antes a chance de se autorregularizar, afirma o professor doutor André Felix Ricotta de Oliveira, especialista em Direito Tributário, sócio da Felix Ricotta Advocacia, coordenador do curso de Tributação sobre o Consumo do IBET e presidente da Comissão de Direito Tributário da OAB/Pinheiros.

“Se durante a fiscalização o agente constatar que não houve prejuízo ao erário, mas apenas a ausência de escrituração de documentos fiscais ou erros na escrituração, a lavratura direta do auto de infração é nula. Isso viola os artigos 2º e 14 da LC nº 1.320/2018”, explica o advogado.

A legislação mencionada instituiu o programa “Nos Conformes”, que visa incentivar a conformidade fiscal e o diálogo entre Fisco e contribuinte. “A lei determina que a administração deve facilitar a autorregularização antes de qualquer punição. A própria LC 1.320/2018 prevê mecanismos como a Análise Fiscal Prévia (AFP), justamente para evitar autuações precipitadas”, reforça.

Segundo Ricotta, permitir a correção espontânea dos erros é uma medida mais eficiente e moral. “O papel do Fisco deve ser educativo e orientador, e não apenas punitivo. A relação com o contribuinte não pode ser de embate constante, baseada apenas em sanções”, conclui.

Fonte: André Felix Ricotta de Oliveira, professor doutor em Direito Tributário, sócio da Felix Ricotta Advocacia, coordenador do curso Tributação sobre o Consumo do Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET), ex-Juiz do Tribunal de Impostos e Taxas- TIT e presidente da Comissão de Direito Tributário da OAB/Pinheiros.

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião
institucional do Portal Contábeis.



Contabeis

Leia Também

Moscou invade espaço aéreo romeno: "É uma óbvia expansão da guerra"
Doctor TV
Produção agrícola em Alagoas cresce 5,3% e soma R$ 4,1 bilhões em 2024 » Alagoas Notícia Boa
Presidente do Nepal dissolve Parlamento e convoca eleições após protestos
CIB: o novo ‘CPF’ dos imóveis e seu impacto no IPTU
Apple anuncia iPhone 17 em versão mais fina já feita, com preços que chegam a R$ 18.499

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *