Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

rios e lagoas alagoanas seguem em monitoramento

rios e lagoas alagoanas seguem em monitoramento

Alerta: rios e lagoas alagoanas seguem em monitoramento | Foto: Bené Monteiro/AlagoasWeb

Quatro rios e a Lagoa Manguaba continuam sob alerta hidrológico da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh), após os transbordamentos registrados na segunda-feira (30). Apesar do susto, a tendência para as próximas horas é de estabilização dos níveis. Em São Miguel dos Campos, o Rio São Miguel transbordou…

Quatro rios e a Lagoa Manguaba continuam sob alerta hidrológico da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh), após os transbordamentos registrados na segunda-feira (30). Apesar do susto, a tendência para as próximas horas é de estabilização dos níveis.

Em São Miguel dos Campos, o Rio São Miguel transbordou e alagou diversas ruas da cidade. Como consequência, mais de 240 pessoas precisaram deixar suas residências. Na noite de segunda, a cota do rio chegou a 91 centímetros acima do nível de transbordamento.

ACOMPANHE O ALAGOAS 24 HORAS NO INSTAGRAM

No entanto, segundo informou o secretário de Articulação Política do município, Jó Clemente, a cidade amanheceu ensolarada nesta terça-feira (1º) e o nível do rio começou a baixar.

Enquanto isso, em Porto Calvo, o Rio Manguaba permanece em estado de atenção. Na última medição, registrou 230 cm — cerca de 20 cm abaixo da cota de transbordamento. Embora apresente tendência de estabilidade, o monitoramento contínuo ainda é necessário devido ao risco de nova elevação.

No município de Jacuípe, o Rio Jacuípe ultrapassou a cota de atenção, fixada em 420 cm, e chegou a 483 cm às 20h de segunda. Apesar disso, o nível recuou para 455 cm na manhã desta terça, indicando uma possível estabilização. Ainda assim, como a cota de transbordamento é de 530 cm, a situação exige vigilância.

Por fim, a Lagoa Manguaba, que abrange os municípios de Pilar e Marechal Deodoro, perdeu a oscilação natural da maré e apresentou tendência de elevação ao longo da segunda-feira. Em Pilar, o nível ultrapassou a cota de transbordamento (110 cm), atingindo 160 cm às 20h.



Alagoas 24h

Leia Também

Julho Amarelo: Sesau orienta como prevenir, diagnosticar e tratar as hepatites virais
Elon Musk ameaça criar Partido da América se plano fiscal de Trump passar
Exposição fotográfica sobre o Centro de Maceió tem visitas prorrogadas na Biblioteca Pública Estadual
Advogado de Bolsonaro diz ao STF que nunca conversou com familiares de Cid sobre delação
Cristina Kirchner deve apelar a tribunais fora da Argentina para tentar reverter prisão
Exposição “Cores e Ritmos – No Balanço do Guerreiro” é prorrogada até 10 de julho no Mupa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *