A Escola Estadual Benedita Maria Rufino de Chagas Coelho, de Murici, foi a vice-campeã da Copa Nordeste de Foguetes. Realizada no Campus A.C Simões da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) pela Estelar Educacional.
A Copa Nordeste de Foguetes reuniu, em Maceió, 62 competidores de toda a região em um evento de lançamento de foguetes de garrafas pet, que promove o interesse pela ciência e engenharia aeroespacial de forma lúdica.
PUBLICIDADE
A escola foi premiada com as equipes Biu Cosmos A e B, as quais existem há apenas dois meses e já acumulam 15 medalhas em eventos de lançamento de foguetes.
A iniciativa surgiu da oferta de uma disciplina eletiva na unidade de ensino, conforme conta o professor de física Antonio Barbosa dos Santos Jr, responsável pela orientação do grupo.
“Desde que cheguei à escola, em 2021, sempre quis montar uma equipe de foguetes. Algo que se tornou possível este ano com eletiva”, recorda o professor.
A diretora-geral da escola, Fabíola Loureiro, também celebrou o feito. “Conquistamos nada menos que o vice-campeonato em uma competição com 62 representantes de todo o Nordeste”, frisa.
Emoção e trabalho em equipe
Os estudantes Alice Alessandra Martins, Frank Henrique Bonfim e Kenisson Wesley da Silva estão entre os medalhistas da Copa Nordeste de Foguetes. Eles relatam que a experiência foi transformadora.
“Foi emocionante participar da Copa de Foguetes na Ufal, pois, além da conquista, ela nos ensinou a trabalhar em equipe. Quero participar de mais eventos como este, pois vai me abrir muitas portas no futuro”, afirma Alice.
“Passado o nervosismo inicial, motivamos uns aos outros e conseguimos um bom lançamento. Voltamos para casa com seis medalhas e agradeço muito ao professor Antonio por ter confiado em nossa equipe”, declara Frank.
Sensação similar à de Kenisson Wesley da Silva. “Foi muito importante estar na Copa Nordeste de Foguetes. Fizemos muitos testes, aprendemos coisas novas. Uma experiência única”, relata.