Duas estudantes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal – Campus Marechal Deodoro) foram premiadas no 45º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), o maior congresso científico em Ciência da Computação da América Latina. As alunas Maria Eloisa Alves, do curso técnico em Guia de Turismo, e Camilly Valentim, do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas, desenvolveram armadilhas para mosquitos com luz de LED ultravioleta.
O projeto, orientado pelo professor Dário Nicácio, foi iniciado em 2024 e originou o artigo “Construção e Caracterização de Armadilhas DIY Armadilhas para Mosquitos em Marechal Deodoro – AL”, agora premiado no congresso.
PUBLICIDADE
Eloisa e Camilly concorreram ao Prêmio I.D.E.I.A na categoria de “Protótipo” e venceram como melhor artigo. Elas eram as únicas meninas concorrendo na categoria, além de estarem sendo avaliadas junto a estudantes universitários.
“Esta foi uma grande conquista, estamos trabalhando há muito tempo nesse projeto e saber que meu trabalho está sendo reconhecido agora foi muito importante para mim”, disse Maria Eloisa Alves, uma das autoras do artigo.
Solução
A ideia do projeto surgiu após as estudantes observarem o aumento do número de casos de doenças transmitidas por mosquitos em Marechal Deodoro e buscarem oferecer uma solução para o problema.
Iniciaram, então, a construção das armadilhas no Laboratório IFMaker do IFAL Marechal em 2024. O melhor resultado que tiveram na pesquisa foi em 2025, com o uso da luz de LED ultravioleta, onde alcançaram a captura de 40% dos mosquitos da região.
Para o Ifal Marechal Deodoro, a conquista de Eloisa e Camilly reflete a qualidade da educação pública nos cursos técnicos integrados dos institutos federais.
“As alunas se tornaram mais uma representação de mulheres na ciência advindas do Instituto Federal de Alagoas”, reforçou a instituição.
Sobre o CSBC 2025
O CSBC é o maior evento científico em Ciência da Computação da América Latina. Em 2025, sua 45ª edição foi sediada no Centro de Convenções Ruth Cardoso, em Maceió, de 20 a 24 de julho de 2025.
Realizado desde a fundação da SBC, em julho de 1978, o evento reúne cientistas, engenheiros, pesquisadores, professores, estudantes, empresas e empreendedores visando explorar, demonstrar e debater sobre o estado da arte em computação, bem como para identificar os tópicos de pesquisa emergentes e questões abertas para pesquisas futuras.
Este ano, o CSBC destacou a “Governança Digital para uma Sociedade Sustentável”, oferecendo uma oportunidade para discutir como a transparência na gestão de dados e informações, a participação cidadã em processos decisórios e a inovação na prestação de serviços podem ser alavancadas para promover práticas sustentáveis em diversas áreas, desde a gestão ambiental até a promoção de estilos de vida mais ecoconscientes.
