Público se concentrou no Vera Arruda
Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro realizaram uma manifestação na manhã deste domingo, 3, na orla de Maceió. A concentração, que reuniu uma multidão, ocorreu no Corredor Vera Arruda, tradicional ponto de encontro da direita alagoana, e seguiu pela avenida beira-mar. Nos cartazes, os manifestantes criticaram o governo do presidente Lula e também as ações do…
Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro realizaram uma manifestação na manhã deste domingo, 3, na orla de Maceió. A concentração, que reuniu uma multidão, ocorreu no Corredor Vera Arruda, tradicional ponto de encontro da direita alagoana, e seguiu pela avenida beira-mar.
Nos cartazes, os manifestantes criticaram o governo do presidente Lula e também as ações do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), consideradas abusivas por muitos dos que compareceram ao ato. Recentemente, o ministro impôs sanções a Bolsonaro, incluindo a utilização de tornozeleira eletrônica, devido a uma suposta participação na trama golpista do 8 de janeiro. O julgamento, que está sendo realizado pela primeira turma do STF, deve acontecer ainda este ano.
MORAES FOI ALVO DA LEI MAGNITSKY
Recentemente, o ministro Alexandre de Moraes foi alvo de sanções dos Estados Unidos com base na chamada Lei Magnitsky Global. A legislação permite ao governo norte-americano punir indivíduos estrangeiros que são tratados como violadores de direitos humanos na avaliação dos Estados Unidos.
ACOMPANHE O ALAGOAS 24 HORAS NO INSTAGRAM
Dentre as medidas impostas ao ministro do STF, estão o congelamento de ativos e restrições de visto. As sanções foram aplicadas em resposta a denúncias do governo americano de abusos de autoridade, prisões arbitrárias e censura que teriam sido praticadas por Moraes, inclusive contra cidadãos norte-americanos.
Além disso, em carta, Trump denunciou ações do ministro relacionadas aos desdobramentos do 8 de janeiro. Para o presidente dos Estados Unidos, Moraes age reprimindo e perseguindo aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro. A decisão de Trump também foi comemorada por manifestantes durante o ato.
STF NEGA IRREGULARIDADES
Em nota, o Supremo Tribunal Federal manifestou solidariedade ao ministro Alexandre de Moraes e alegou que as decisões do magistrado foram confirmadas pelo colegiado. Leia na íntegra abaixo:
Em razão das sanções aplicadas ao Ministro Alexandre de Moraes, um dos seus integrantes, o Supremo Tribunal Federal vem se pronunciar na forma abaixo:
1. O julgamento de crimes que implicam atentado grave à democracia brasileira é de exclusiva competência da Justiça do país, no exercício independente do seu papel constitucional.
2. Encontra-se em curso, perante o Tribunal, ação penal em que o Procurador-Geral da República imputou a um conjunto de pessoas, inclusive a um ex-Presidente da República, uma série de crimes, entre eles, o de golpe de Estado.
3. No âmbito da investigação, foram encontrados indícios graves da prática dos referidos crimes, inclusive de um plano que previa o assassinato de autoridades públicas.
4. Todas as decisões tomadas pelo relator do processo foram confirmadas pelo Colegiado competente.
5. O Supremo Tribunal Federal não se desviará do seu papel de cumprir a Constituição e as leis do país, que asseguram a todos os envolvidos o devido processo legal e um julgamento justo.
6. O Tribunal manifesta solidariedade ao Ministro Alexandre de Moraes.