Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Israel anuncia nova fase da ofensiva centrada na cidade de Gaza

Israel anuncia nova fase da ofensiva centrada na cidade de Gaza

O Exército de Israel anunciou neste domingo (17) que vai concentrar suas operações militares na cidade de Gaza, no norte do território palestino, com o objetivo de atacar de forma “decisiva” o Hamas. A informação foi confirmada pelo chefe do Estado-Maior, Eyal Zamir, durante visita à Faixa de Gaza.

“Hoje aprovamos o plano para a próxima fase da guerra”, declarou Zamir em comunicado. Segundo ele, a cidade de Gaza é considerada um dos últimos redutos do grupo islâmico palestino, e os ataques continuarão até sua “derrota definitiva”, com os reféns mantidos pelo Hamas no centro das prioridades de Israel.

O movimento palestino reagiu, afirmando em seu site oficial que os planos israelenses equivalem a “uma nova onda de extermínio e deslocamento em massa”, acusando Israel de cometer “um crime de guerra de grande escala, com apoio político e militar dos Estados Unidos”.

Israel já havia sinalizado que pretende assumir o controle da cidade de Gaza e de campos de refugiados vizinhos para derrotar o Hamas e libertar os reféns capturados no ataque de 7 de outubro de 2023, que deu início à guerra, já em seu 22º mês.

Na semana passada, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu anunciou a aprovação de uma nova fase da ofensiva, ratificada pelo gabinete de segurança. O Exército declarou que a operação lançada em maio já “cumpriu seus objetivos”, reduzindo significativamente as capacidades do Hamas.

Segundo a rádio militar israelense, a estratégia prevê a retirada da população civil da cidade até 7 de outubro e o cerco total da região, com a mobilização de pelo menos quatro divisões, incluindo dezenas de milhares de soldados da reserva.

O Cogat, órgão ligado ao Ministério da Defesa de Israel, informou que começou a fornecer tendas e abrigos para deslocar moradores das áreas de combate para o sul da Faixa de Gaza. O Hamas, porém, classificou a medida como uma “manobra enganosa para encobrir um massacre e o deslocamento forçado da população”.

Notícias ao Minuto

Leia Também

Ações de Trump contra Brasil deixarão sequelas permanentes, diz ex-funcionária do governo americano
Discos solares podem voar em Marte com técnica inédita de levitação
NASA vai enviar seis helicópteros para Marte em missão Skyfall; vídeo
Ataques israelenses matam 25 pessoas em Gaza
Israel anuncia nova fase da ofensiva centrada na cidade de Gaza
Mais de 600 mil ainda não aderiram a acordo sobre descontos no INSS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *