Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

RFB disponibiliza parcelamento simplificado para órgãos públicos no e-CAC

RFB disponibiliza parcelamento simplificado para órgãos públicos no e-CAC

A Receita Federal liberou nesta semana a possibilidade de Parcelamento Simplificado de Órgãos Públicos de débitos confessados na DCTFWeb diretamente pelo Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC)/Portal de Serviços da Receita Federal. 

A implantação ocorre de forma progressiva: neste primeiro momento, podem ser parceladas as competências vencidas até abril de 2025. A cada mês subsequente, uma nova competência será incorporada. 

Assim, em setembro estarão disponíveis os débitos até maio/2025; em outubro, até junho/2025; e assim sucessivamente. Para competências ainda não liberadas, o pedido deverá ser feito por processo digital, sujeito à análise das equipes regionais.

O serviço permite o parcelamento em até 60 prestações mensais, com valor mínimo de R$ 500,00 . A formalização do parcelamento ocorre com o pagamento da primeira parcela, que deve ser efetuado por meio de Darf gerado no momento da solicitação.

As demais parcelas serão automaticamente descontadas dos repasses do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e/ou do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o que garante maior segurança, previsibilidade e eficiência no cumprimento da obrigação fiscal.

O novo serviço se soma ao disponibilizado em julho, que passou a permitir o parcelamento online de débitos previdenciários declarados em GFIP. Juntas, essas iniciativas ampliam a digitalização do atendimento aos entes públicos, com benefícios diretos de rapidez na solicitação, maior transparência no processo e estímulo à conformidade tributária.

Confira aqui o passo a passo para solicitar o parcelamento no Portal Gov.br e como parcelar dívidas tributárias de estados e municípios junto à Receita Federal.



Contabeis

Leia Também

Ministério dos Transportes trabalha para reduzir em até 80% custo da CNH, diz Renan Filho » Alagoas Notícia Boa
Xi propõe nova governança global em cúpula com Putin e Modi
TJSP confirma que transferência de créditos de ICMS é opcional
Meta autorizou
Alagoano assassinado por PM em São Paulo
Goleiro faz de pênalti, Grêmio arranca empate e frustra festa do Flamengo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *