Reconhecida internacionalmente pela UNESCO como Cidade Criativa do Cinema, a cidade de Penedo, que fica ha cerca de 160 km de Maceió, mais uma vez servirá de cenário para uma produção cinematográfica. Até 15 de outubro , a cidade histórica do Baixo São Francisco recebe as gravações do longa-metragem “Antônia” , dirigido por Danny Barbosa e Albert Ferreira .
A obra marca a estreia de Danny Barbosa na direção de um longa e será filmada exclusivamente em Penedo, reforçando o município como um dos principais polos do audiovisual no Nordeste.
PUBLICIDADE
O enredo aborda questões contemporâneas e sensíveis como: identidade, violência, resistência e afeto, a partir da trajetória de Antônia, uma mulher trans nordestina em busca de dignidade em meio às adversidades.
“Antônia será integralmente filmada em Penedo, o que garante uma permanência prolongada da equipe. Isso movimenta hotelaria, alimentação, transporte, além da contratação de técnicos e figurantes locais. É um investimento que retorna em renda e visibilidade para a cidade”, afirma o secretário municipal de Turismo e Economia Criativa, Jair Galvão.
Uma história de resistência e visibilidade
Escrito por Marcos de Jesus e Maria Shu , o longa mergulha na vida de Antônia, criada pela avó Dorinha e marcada pela violência e invisibilidade social.
Após sofrer uma decisão brutal na universidade, sua história ganha repercussão nas redes sociais, transformando-a em símbolo de resistência e voz de transformação.
Para a diretora Danny Barbosa, voltar a Penedo tem um significado especial.
“Quando estive aqui pela primeira vez, em 2019, participei de uma curta no Circuito Penedo de Cinema e fiquei encantada. Retornar agora, para dirigir meu primeiro longa, é uma realização. Penedo respira cultura, arte e história, é uma cidade que o cinema e as transformações sociais que ele inspira.”
Penedo, cidade preparada para o cinema
A receptividade da população, aliada à estrutura e ao apoio da gestão municipal e as belezas naturais e arquitetônicas da cidade, consolida Penedo como um destino ideal para produções audiovisuais.
A lista de produções recentes comprova essa vocação: além de “Olhe Pra Mim” , a cidade recebeu quatro filmes durante a tradicional Festa de Bom Jesus dos Navegantes .
