Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Ministério da Saúde confirma 10 mortes por intoxicação por metanol com novo caso em SP

Fazendas ilegais de gado devastam áreas protegidas na Amazônia

(FOLHAPRESS) – O Ministério da Saúde confirmou nesta quarta-feira (22) uma nova morte em São Paulo por intoxicação por metanol após consumo de bebida alcoólica, elevando o número de vítimas no estado a sete e, no Brasil, para 10.

A vítima é um homem de 25 anos, residente em Osasco, na Grande São Paulo, município que soma duas mortes por intoxicação.

No total, há 53 casos confirmados e 59 em investigação no Brasil. O estado de São Paulo continua com o maior número de notificações, com 42 casos confirmados e 18 em investigação.

Já foram descartadas 609 suspeitas de intoxicação no país. No boletim anterior, divulgado na segunda-feira (20), o ministério confirmava 47 casos, sendo nove mortes.

Além de São Paulo, há casos confirmados em outros quatro estados: Paraná (6), Pernambuco (3), Rio Grande do Sul (1) e Mato Grosso (1). As mortes foram registradas nos estados de São Paulo (7), Pernambuco (2) e Paraná (1).

Há ainda 11 mortes em investigação e outras 28 suspeitas foram descartadas.

As informações do boletim do Ministério da Saúde são enviadas pelos estados e consolidadas pelo Cievs (Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde Nacional). O órgão considera o caso confirmado quando o metanol é detectado em exames laboratoriais.

O Brasil já recebeu um lote com 2.500 ampolas de fomepizol, um antídoto para o tratamento de intoxicações por metanol. O medicamento, que não estava disponível no país, foi adquirido pelo Ministério da Saúde em meio ao aumento de casos e mortes.

O Ministério da Saúde também afirma que o SUS está abastecido de etanol farmacêutico, produto que vem sendo utilizado nos tratamentos de intoxicação. A substância bloqueia o caminho pelo qual o metanol se transforma em ácido fórmico, mas provoca embriaguez como efeito colateral.

O fomepizol faz o mesmo, mas com menor risco de efeitos adversos.

Recomendação

Os órgãos de saúde recomendam evitar o consumo de bebida destilada que não saiba a procedência. O paciente com quadro incomum após ingestão de bebida alcoólica deve procurar atendimento médico imediato, realizar exames laboratoriais e avaliação oftalmológica.

Os sintomas de intoxicação por metanol podem estar associados a dores abdominais intensas, tontura e confusão mental. O socorro em até seis horas após o início dos sintomas é fundamental para evitar o agravamento.

Relatório do Human Rights revela ação de grileiros em terras indígenas; documento detalha ainda como fazendeiros se apropriaram ilegalmente de terras, segundo a legislação brasileira, e devastaram os meios de subsistência de agricultores

Agência Brasil | 17:36 – 22/10/2025

Notícias ao Minuto

Leia Também

WhatsApp Image 2025-10-23 at 10.13
foto 2
WhatsApp Image 2025-10-23 at 14.27
WhatsApp Image 2025-10-23 at 10.12
Festival de Música de Penedo começa nesta quinta (23); confira programação! » Alagoas Notícia Boa
António Costa afirma que plano de Trump para paz na Ucrânia fracassou

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *