Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

EUA impõem sanções contra acusados de financiar atividades cibernéticas da Coreia do Norte

EUA impõem sanções contra acusados de financiar atividades cibernéticas da Coreia do Norte

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos anunciou nesta terça-feira (4) a imposição de sanções contra oito pessoas e duas entidades acusadas de participar de esquemas de lavagem de dinheiro ligados a atividades cibernéticas da Coreia do Norte. Segundo o órgão, as medidas têm como objetivo cortar o financiamento dos programas de armas de Pyongyang, considerados uma ameaça à segurança do país.

“Esses agentes, ao gerar receitas para o desenvolvimento de armas da Coreia do Norte, representam uma ameaça direta à segurança dos EUA e do mundo”, afirmou John Hurley, subsecretário do Tesouro para terrorismo e inteligência financeira. Ele acrescentou que Washington vai perseguir “facilitadores e colaboradores” envolvidos nas operações para interromper as fontes de receita do regime norte-coreano.

Com as medidas, Washington busca restringir os canais financeiros usados por Pyongyang para sustentar suas atividades cibernéticas, ampliando a pressão econômica sobre o regime de Kim Jong-un.

Entre os sancionados estão os banqueiros norte-coreanos Jang Kuk Chol e Ho Jong Son, acusados de gerenciar fundos relacionados a um grupo que aplica golpes com ransomware (software malicioso usado para extorsão) e que já fez vítimas nos EUA, de acordo com o Tesouro americano.

Washington também incluiu na lista a empresa Korea Mangyongdae Computer Technology Company, sediada na Coreia do Norte, e seu presidente, Yong Su. Segundo o Tesouro, a companhia utilizou cidadãos chineses como intermediários para ocultar a origem de recursos financeiros ilícitos.

Outros cinco indivíduos foram identificados como representantes de instituições norte-coreanas na China e na Rússia. Essa lista indica preocupação dos EUA com uma rede internacional de apoio ao regime.

As sanções ainda atingiram o Ryujong Credit Bank, instituição acusada de oferecer assistência financeira em atividades destinadas a evitar restrições internacionais, incluindo o envio de receitas em moeda estrangeira, operações de lavagem de dinheiro e transações relacionadas a trabalhadores norte-coreanos no exterior.

Os documentos da auditoria feita ao Museu do Louvre, após o assalto do dia 19 de outubro, consultados pela imprensa francesa, revelaram que o sistema de segurança estava fragilizado há décadas

Notícias ao Minuto | 14:12 – 04/11/2025

Notícias ao Minuto

Leia Também

Banco do Nordeste lança programa para desenvolver apicultura no Agreste alagoano » Alagoas Notícia Boa
WhatsApp Image 2025-12-07 at 21.57
Caso de irmãos apaixonados na Espanha provoca polêmica e disputa legal
Reforma: preencher IBS e CBS com erro pode causar rejeição a partir de janeiro?
Netflix culpa Brasil por resultado abaixo do esperado no 3º tri
Candidatura de Flávio ao Planalto tende a rachar Centrão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *