Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Zelensky anuncia reforma de setor energético após escândalo de corrupção

Zelensky anuncia reforma de setor energético após escândalo de corrupção

Estamos iniciando uma reformulação nas principais empresas estatais de energia”, anunciou o líder ucraniano em um comunicado compartilhado nas redes sociais.

De acordo com o comunicado, um novo conselho de supervisão deve assumir suas funções dentro de uma semana na Energoatom.

Outras estatais do setor energético também estão envolvidas no escândalo, incluindo a operadora hidrelétrica do país e as empresas nacionais de extração e transporte de gás.

Na segunda-feira, o Gabinete Nacional Anticorrupção da Ucrânia (NABU) anunciou ter descoberto um esquema criminoso que teria desviado 100 milhões de dólares (cerca de 86 milhões de euros) no setor, o que levou à demissão dos ministros da Justiça e da Energia.

Segundo Zelensky, será realizada uma auditoria completa das atividades financeiras das empresas envolvidas, além da substituição de seus administradores e dos representantes do Estado nos conselhos de administração.

“Qualquer esquema descoberto nessas empresas deve ser enfrentado com uma resposta rápida e justa”, alertou.

O presidente ucraniano afirmou no comunicado que instruiu os membros do governo a manterem “uma comunicação constante e construtiva com as autoridades policiais e os órgãos anticorrupção”.

O escândalo recente também abalou a presidência, já que o suposto mentor do esquema, Timur Mindich, era considerado um amigo próximo de Zelensky.

No último verão, o governo foi amplamente criticado por tentar retirar a independência do NABU e da Procuradoria Anticorrupção (SAP), criados há 10 anos, mas recuou diante dos protestos generalizados da sociedade civil e dos aliados ocidentais de Kyiv.

O setor energético da Ucrânia tem sido duramente atingido nos últimos dias por uma campanha de bombardeios em larga escala com mísseis e drones russos, deixando grande parte do país no escuro.

O último grande ataque em Kyiv, ocorrido na madrugada de sexta-feira, deixou pelo menos sete mortos e dezenas de feridos.

Notícias ao Minuto

Leia Também

WhatsApp Image 2025-12-07 at 21.57
Caso de irmãos apaixonados na Espanha provoca polêmica e disputa legal
Reforma: preencher IBS e CBS com erro pode causar rejeição a partir de janeiro?
Netflix culpa Brasil por resultado abaixo do esperado no 3º tri
Candidatura de Flávio ao Planalto tende a rachar Centrão
R$ 14,4 bilhões em fundos administrados pelo Master podem ser liquidados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *