A secretaria Municipal de Educação de Coruripe mantém implantada e regulamentada a disciplina de Educação Financeira em todas as escolas da rede pública de ensino do município. A iniciativa segue alcançando os
Estudantes do 1° ao 9° ano do Ensino Fundamental têm aula de educação financeira, nas escolas de Couripe, no Litoral Sul de Alagoas. Objetivo é deixá-los mais conscientes sobre como lidar com dinheiro.
PUBLICIDADE
As aulas sobre como lidar com recursos financeiros consolida, segundo a Prefeitura, uma política educacional que forma cidadãos mais conscientes e preparados para lidar com decisões financeiras ao longo da vida.
O município o se destaca por ter sido o primeiro do estado a implantar a disciplina, garantindo contato com noções de dinheiro, administração e consumo responsável desde os primeiros passos da vida escolar.
Mais de 4 mil alunos da rede municipal já participaram de atividades formais de educação financeira. 85% dos professores envolvidos relatam melhoria no interesse dos estudantes, especialmente sobre planejamento, poupança e organização de gastos.
A metodologia da educação financeira, segundo a Prefeitura, inclui oficinas, palestras, jogos educativos e materiais didáticos específicos, tornando o aprendizado ainda mais prático e acessível.
Para fortalecer o trabalho, os professores participam de formação continuada, permitindo que a Educação Financeira seja integrada às diversas disciplinas e aplicada de forma coerente no cotidiano escolar.
Ao longo dos anos letivos, aproxima-se o estudante de situações reais, de modo que desenvolva hábitos financeiros saudáveis, como organização, responsabilidade e prevenção ao endividamento.
Como resultado, alunos se destacam na Olimpíada de Educação Financeira (OLITEF), onde alcançam posições de destaque e diversas medalhas, refletindo diretamente o avanço pedagógico proporcionado pela disciplina.
Os efeitos do aprendizado já chegaram dentro de casa. Crianças e adolescentes demonstram maior organização, responsabilidade e iniciando pequenas práticas de administração financeira no ambiente familiar.
A mãe do aluno João Pedro relatou que, após o início das aulas, o filho passou a demonstrar um interesse muito maior pela organização financeira e pela ideia de empreender.
“Hoje, ele separa o que quer guardar, pensa antes de gastar e até fala em abrir uma vendinha na porta de casa para ver o dinheiro crescer. Eu fico emocionada em ver essa maturidade tão cedo”
Esses indicadores reforçam que a iniciativa não apenas transformou a rotina escolar, mas vem criando uma cultura de responsabilidade financeira que impacta diretamente as famílias e o futuro de crianças e jovens de Coruripe.
