Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Operação flagra irregularidades no esgoto da BRK na Ponta Verde

Operação flagra irregularidades no esgoto da BRK na Ponta Verde

IMA realiza análises após denúncias de poluição na praia da Ponta Verde

Durante a Operação Língua Suja, realizada na tarde desta segunda-feira (12), uma ação conjunta do Instituto de Pesquisa, Planejamento e Licenciamento Urbano e Ambiental de Maceió (Iplam) e da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) identificou uma ligação irregular de esgoto sanitário associada à BRK Ambiental na rede de drenagem de águas pluviais, no bairro da…

Durante a Operação Língua Suja, realizada na tarde desta segunda-feira (12), uma ação conjunta do Instituto de Pesquisa, Planejamento e Licenciamento Urbano e Ambiental de Maceió (Iplam) e da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) identificou uma ligação irregular de esgoto sanitário associada à BRK Ambiental na rede de drenagem de águas pluviais, no bairro da Ponta Verde.

De acordo com a fiscalização, o esgoto era proveniente de uma caixa de passagem instalada na calçada de um edifício residencial e estava conectado de forma indevida à galeria pluvial — estrutura destinada exclusivamente ao escoamento das águas da chuva. A prática contraria a legislação ambiental municipal, conforme a Lei nº 4.548/1996.

ACOMPANHE O ALAGOAS 24 HORAS NO INSTAGRAM

A irregularidade foi detectada após o efluente atingir a faixa de areia da praia da Ponta Verde, o que levou as equipes a realizarem uma inspeção detalhada em toda a rede de drenagem da região. Durante a vistoria, foi confirmada a ligação indevida entre a rede de esgotamento sanitário e o sistema pluvial, caracterizando uma fonte poluidora ativa, com potencial de causar danos ambientais e riscos à saúde pública.

Segundo estimativa técnica, aproximadamente 20 mil litros de esgoto por dia estariam sendo lançados de forma contínua na drenagem pluvial, com deságue direto no mar, contribuindo para a contaminação da praia.

No momento da fiscalização, o representante legal do condomínio apresentou conta de água emitida pela BRK Ambiental, comprovando a disponibilidade do serviço de coleta de esgoto. No entanto, conforme os órgãos municipais, o serviço não vinha sendo executado de maneira adequada, o que resultou no lançamento irregular dos efluentes.

Veja também: IMA realiza análises após denúncias de poluição na praia da Ponta Verde

Diante dos fatos, a BRK Ambiental foi formalmente notificada a cessar imediatamente o despejo irregular e a adotar as medidas necessárias para corrigir a falha operacional. A empresa também foi autuada pelo Iplam.

O Iplam informou que a Operação Língua Suja continuará intensificada em todo o município, especialmente nas áreas próximas ao litoral, com o objetivo de coibir novos lançamentos irregulares, preservar o meio ambiente e reduzir os riscos à saúde pública decorrentes da contaminação das águas costeiras.



Alagoas 24h

Leia Também

Projeto Energia Feminina vai beneficiar 112 mulheres em Maceió » Alagoas Notícia Boa
WhatsApp Image 2026-01-13 at 17.12
EUA suspende emissão de visto para 75 países, incluindo Brasil
DeRE integra obrigações da Reforma Tributária em 2026
TATIANE ROQUEs
Após problema médico, astronautas devem iniciar volta à Terra nesta quarta (14)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *