A saída de Xabi Alonso do Real Madrid segue repercutindo, e na noite de terça-feira foi a vez de Gareth Bale comentar o assunto. Ex-atleta do clube merengue e ex-companheiro de Alonso, Bale afirmou não ter se surpreendido com a decisão do presidente Florentino Pérez e apontou o que considera ter sido o erro decisivo do treinador espanhol.
“Não me surpreende. Sei exatamente como o Real Madrid funciona: se não há resultados, você está fora. O que aconteceu foi óbvio. Também houve falta de sorte, mas esse é o mundo do Real Madrid. É muito duro ser treinador hoje em dia, especialmente em clubes desse tamanho”, disse Bale à TNT Sports, antes do apito inicial do jogo entre Tottenham e Borussia Dortmund, pela Liga dos Campeões.
Questionado sobre o peso do elenco do Real Madrid e se os jogadores podem influenciar diretamente o destino de um treinador, Bale destacou que, no clube, o cargo exige mais do que conhecimento tático.
“O Xabi é um treinador incrível. Já ganhou títulos. O que ele fez no Bayer Leverkusen foi extraordinário, conquistando títulos e montando uma equipe muito bem treinada. Mas, quando você vai para o Real Madrid, não basta ser treinador. Você precisa ser um gestor. Tem de administrar egos no vestiário. Não é necessário um trabalho tático profundo, porque há superestrelas capazes de decidir partidas em segundos”, afirmou.
Para Bale, o perfil de Alonso não se encaixou no contexto merengue. “Ele é um grande treinador do ponto de vista tático, mas isso claramente não funcionou no Real Madrid”, concluiu o ex-jogador, que atuou 258 vezes pelo clube espanhol, sendo 36 partidas ao lado de Xabi Alonso.
@tntsportsfootball “I’m not really surprised to be honest. I completely understand how Real Madrid works” Gareth Bale shares his thoughts on Xabi Alonso’s sacking ️ #realmadrid #garethbale #xabialonso #ucl #championsleague original sound – TNT Sports Football
Vini Jr. nega responsabilidades
A saída de Xabi Alonso ocorreu menos de 24 horas depois da derrota do Real Madrid para o Barcelona na final da Supercopa da Espanha. O presidente Florentino Pérez optou pela demissão do treinador e anunciou Álvaro Arbeloa, ex-jogador do clube, como substituto.
A imprensa espanhola passou a apontar jogadores como responsáveis pela saída de Alonso, especialmente Vinícius Júnior, após um desentendimento entre os dois à beira do gramado. O atacante brasileiro, porém, negou qualquer influência na decisão.
“Não tem nada de verdade. Eu não posso fazer nada. A única coisa que posso fazer é dentro de campo, entrar e dar o meu máximo. Nem sempre estarei na minha melhor fase técnica, mas sempre me esforcei pela equipe. Quando falta gol, tento dar assistência; quando preciso defender, tento defender. Claro que não sou o melhor defensor do time”, afirmou Vini Jr. em entrevista à TNT Sports, após a goleada por 6 a 1 sobre o AS Monaco pela Liga dos Campeões.
Álvaro Arbeloa completou nesta semana o terceiro jogo à frente do comando técnico do Real Madrid. Até agora, soma duas vitórias e uma derrota, esta última responsável pela eliminação da equipe na Copa do Rei.
Após ser vaiado pela torcida no jogo contra o Levante, atacante brasileiro brilhou na goleada do Real Madrid sobre o Monaco, negou interferência em saída de técnico, disse que se sentiu desconfortável no Bernabéu e afirmou estar tranquilo sobre renovação de contrato
Notícias ao Minuto | 06:40 – 21/01/2026
