O Projeto Observando os Rios promove, neste sábado (24), a partir das 16 horas, no Porto da Balsa, em Penedo, mais uma coleta para o monitoramento da qualidade da água do Rio São Francisco. A atividade acontece em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal/Penedo) e o Projeto Meros do Brasil.
Para o biólogo e professor de Engenharia de Pesca da Ufal Penedo, Cláudio Sampaio, a ação é uma ótima oportunidade de contribuir para a preservação do rio e para aprender mais sobre a importância da conservação da água.
PUBLICIDADE
Ele explica que por meio desse monitoramento ambiental participativo, o projeto aproxima a Ufal das comunidades ribeirinhas, escolas das redes públicas e privadas de Alagoas e Sergipe, além de gestores, promovendo educação ambiental, cidadania e ciência aplicada.
“O Projeto Observando os Rios busca a participação de toda sociedade para o conhecimento, a conservação e a valorização dos rios localizados no bioma da Mata Atlântica, sendo o único ponto de monitoramento da qualidade da água de maneira participativa da bacia do Rio São Francisco”, ressalta Sampaio.
O Projeto Observando os Rios, desenvolvido pela Ufal Penedo, é uma iniciativa patrocinada pela Fundação SOS mata Atlântica, com apoio do Projeto Meros do Brasil. Há quase uma década, a ação monitora a qualidade da água do Rio São Francisco, no Porto das Balsas no centro histórico de Penedo.
O professor explica que a coleta sistemática de dados sobre a qualidade da água e o uso dos recursos hídricos contribui para a identificação de impactos, o acompanhamento de mudanças ao longo do tempo e subsidia a tomada de decisões mais sustentáveis.

“Além disso, o projeto fortalece a formação de estudantes e a sensibilização da sociedade para a importância dos rios como fontes de vida, cultura e desenvolvimento regional”, observa.
Nessa quase uma década de monitoramento mensal da qualidade da água do Rio São Francisco, o Projeto Observando os Rios atendeu milhares de alunos, professores e populares, tornando-se uma atividade tradicional durante o Circuito Penedo de Cinema.
“A ação envolve artistas e vem buscando novas articulações institucionais, para que seus resultados possam ser uteis aos programas governamentais de conservação não apenas da água, mas da vida no Baixo São Francisco”, destacou Sampaio.
Se você fiou curioso ou deseja participar, acompanhe o Instagram do Laboratório de Ictiologia e Conservação da UFAL Penedo: @lic.ufal.penedo e saiba mais!
Serviço
Data: Sábado, dia 24 de janeiro de 2026
Hora: 16h
Local: Porto da Balsa – Penedo
Atividade: Monitoramento da qualidade da água do Rio São Francisco (Observando os Rios)
