Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Zelensky confirma diálogo entre Ucrânia, EUA e Rússia para esta semana

Zelensky confirma diálogo entre Ucrânia, EUA e Rússia para esta semana

Trump e Zelensky batem boca na Casa Branca — Foto: Brian Snyder/Reuters

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, anunciou que os próximos contatos trilaterais com Rússia e Estados Unidos em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, ocorrerão nos dias 4 e 5 de fevereiro, e não neste domingo, como estava originalmente previsto. “A Ucrânia está pronta para uma discussão substancial e estamos interessados em garantir que o resultado…

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, anunciou que os próximos contatos trilaterais com Rússia e Estados Unidos em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, ocorrerão nos dias 4 e 5 de fevereiro, e não neste domingo, como estava originalmente previsto.

“A Ucrânia está pronta para uma discussão substancial e estamos interessados em garantir que o resultado nos aproxime de um fim real e digno da guerra. Nossa equipe de negociação acaba de informar. As datas para os próximos encontros trilaterais foram estabelecidas: 4 e 5 de fevereiro em Abu Dhabi”, disse Zelensky em redes sociais, nas quais agradeceu “a todos que estão ajudando”.

Até agora, estava previsto que, após os primeiros contatos que ocorreram no último fim de semana, o próximo encontro das delegações negociadoras acontecesse neste domingo na capital dos Emirados Árabes, embora nenhuma das partes tivesse confirmado oficialmente. No entanto, Zelensky já havia dado a entender que havia a possibilidade de que a instabilidade no Oriente Médio e as tensões em torno do Irã levassem os EUA a adiar a reunião.

As primeiras reuniões, há uma semana, foram construtivas, segundo os envolvidos, e abordaram, por exemplo, segundo o presidente ucraniano, a trégua parcial contra os alvos do sistema energético que foi anunciada posteriormente na quinta-feira pelo líder americano, Donald Trump, e que ambas as partes parecem ter cumprido até agora.

No entanto, um dos principais obstáculos que permanecem é a questão territorial e, na sexta-feira passada, Zelensky insistiu que a Ucrânia não aceitará as exigências territoriais da Rússia, que pede ficar com toda a região do Donbass para pôr fim à guerra.

“Até o momento, não chegamos a um acordo sobre a questão territorial, especificamente sobre a parte leste da Ucrânia. Estamos falando da região de Donetsk”, disse Zelensky, citado pela agência pública ucraniana “Ukrinform”, em uma entrevista coletiva concedida em Kiev.

O presidente ucraniano voltou a mostrar-se aberto à possibilidade proposta pelos EUA de criar uma zona económica livre sem presença militar na área agora sob o controle de Kiev, exigida por Moscou, mas deixou claro que isso deve ocorrer sem que esse território deixe de ser ucraniano.

Desde o fim de semana passado, os contatos diplomáticos continuaram, e o emissário da Casa Branca para o conflito, Steve Witkoff, se reuniu neste sábado na Flórida com o enviado especial russo Kirill Dmitriev em um encontro que foi considerado “produtivo”.



Alagoas 24h

Leia Também

prefeito_formiga_foto_oficial
WhatsApp Image 2026-02-03 at 19.26
Captura de tela 2026-02-03 160343
Mais de 80% dos bares e restaurantes projetam faturar mais durante o Carnaval » Alagoas Notícia Boa
EUA abatem drone do Irã perto de porta-aviões, e petroleiro é perseguido
Golpes do “dinheiro a receber” crescem e exigem alerta de contadores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *