Instituto Carnaval 360 e Beauty Smile levam tratamentos modernos a quem constrói a festa
A parceria entre o Instituto Carnaval 360, a Fotona, a Beauty Smile e o Acadêmicos do Salgueiro consolidou, em 2026, um dos mais estruturados projetos sociais ligados ao Carnaval brasileiro.
Durante os ensaios técnicos realizados nos dias 1º e 7 de fevereiro, cerca de 300 ritmistas desfilaram com camisetas das instituições, diante de um público estimado em 53 mil pessoas por apresentação.
O início no Complexo do Alemão
A ação teve início em 2023, em conjunto com o Instituto Alok, quando mais de 600 atendimentos gratuitos foram realizados em apenas um dia.
Atualmente, a clínica do Instituto Carnaval 360 funciona na Vila Olímpica do Salgueiro, no Andaraí, equipada com tecnologia da Fotona e com serviços da Beauty Smile.
A unidade foi inaugurada em novembro de 2025 e conta com recepção e três consultórios, ginecologia, dermatologia e odontologia. Com capacidade para até 48 atendimentos diários e 15 mil procedimentos por ano, o espaço oferece tratamentos sem dor, sem anestesia e sem corte.

Fotona e Salgueiro ampliam impacto social com projeto de saúde comunitária – Foto: Divulgação/acervo pessoal
Impacto direto na vida das mulheres
Um dos principais resultados foi registrado em São Paulo, onde 434 mulheres foram retiradas da fila do SUS após tratamento para incontinência urinária, com taxa de melhora de 78%. “O Salgueiro e a Furiosa sempre foram sinônimos de inovação e agora levamos essa inovação para o cuidado com nossa gente. Ver tecnologia de ponta disponível para ritmistas, componentes e toda a comunidade é entender que o cuidado começa aqui”, afirma Guilherme Oliveira e Gustavo Oliveira, Mestres de Bateria da Bateria Furiosa do Salgueiro. “É projeto grande que vai acontecer o ano inteiro. A parceria com a Fotona já são três anos, e a gente só tem a agradecer.”
“A ideia é que o Carnaval seja diferente, que além de alegria, seja 360 dias por ano, e inclua educação, saúde e transformação real. A Fotona leva tecnologia de alto padrão para ginecologia, dermatologia e odontologia. São procedimentos caros, que essas comunidades não tinham acesso. Já conseguimos que centenas de mulheres que estavam na fila do SUS para cirurgia não precisem mais operar”, destaca Ricardo Blaustein, Presidente do Conselho da Fotona Brasil e fundador do Instituto Carnaval 360.
