Ao longo de sua trajetória, o compositor e multi-instrumentista alagoano Hermeto Pascoal recebeu uma série de prêmios, troféus e homenagens nacionais e internacionais, que reconhecem sua originalidade, virtuosismo instrumental e força criativa.
É vencedor de dois prêmios Sharp (1992 e 93) e do Grammy Latino por três vezes. O último, em 2024, foi conquistado na categoria Melhor Álbum de Jazz com a produção “Pra você, Ilza”!.
PUBLICIDADE
No álbum, Hermeto traduziu em arranjos as cartas de amor que escrevia para a esposa dele, Ilza Pascoal. Para isso, reuniu uma seleção de instrumentistas numa fusão de ritmos e improvisações.
Confira o álbum aqui.
Ele recebeu títulos de doutor honoris causa da Juilliard School (EUA), da Universidade Federal da Paraíba (UFB) e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Hermeto nos deixou nesse sábado (13), aos 89 anos de idade.
Em 2024, tornou-se o primeiro brasileiro a receber o Prêmio Artist Award do WOMEX, evento mundial de música do mundo, reconhecimento global de sua relevância artística.

Homenagens
Artistas nacionais e internacionais prestaram homenagens ao “Mago da Música”, que assim ficou conhecido por sua genialidade.
“Hermeto é grandeza da música no Brasil, um dos pontos mais altos da história da música no Brasil e que se expôs ao mundo com muita clareza e força. Uma coisa imensa. Eu o conheci e botei o nome dele em duas canções minhas, pelo menos, e tive discussão pública com ele. Mas o que importa é a grandeza musical dele”, declarou Caetano Veloso, em seu perfil no Instagram.
“Um mestre generoso que transformou a música brasileira em alquimia sonora”, definiu a cantora e ministra da Cultura, Margareth Menezes.
Última apresentação
A última apresentação do Mago da Música em Alagoas aconteceu em 15 de novembro do ano passado, durante a 8ª edição do Festival Carambola, em Maceió, que assim homenageou o artista: “Hermeto Pascoal atravessou gerações com sua música livre, inventiva e revolucionária. Ter vivido sua presença no nosso palco ano passado foi uma honra que levaremos pra sempre. Obrigada por tanto, mestre. Seu som seguirá ecoando em nós”.
Confira vídeo da apresentação em Maceió:
No Brasil, a última apresentação de Hermeto aconteceu em 19 de junho de 2025, no Circo Voador, no Rio de Janeiro, como parte do Mimo Festival, em comemoração aos 89 anos do artista.
Grandeza em metros
Medida em metros, a grandiosidade do alagoano Hermeto Pascoal é do tamanho da Dipteryx hermetopascoaliana. Esta árvore, que pode atingir até 30 metros de altura, foi assim “batizada” por cientistas em homenagem ao compositor e multi-instrumentista.
A nova espécie de árvore gigante foi descoberta num remanescente de Mata Atlântica localizado no município de Branquinha. É resultado da tese de doutorado da pesquisadora Catarina Carvalho, da Escola Nacional de Botânica Tropical do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
A espécie é a primeira do gênero Dipteryx descrita na Mata Atlântica, o bioma mais devastado do Brasil, com cerca 10% de cobertura original. A novidade foi apresentada durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em outubro de 2022.

LEIA TAMBÉM:
Pesquisadores descobrem nova espécie de árvore gigante em AL
Ufal concede título de Doutor Honoris Causa a Hermeto Pascoal
Hermeto Pascoal recebe título de Doutor Honoris Causa
Hermeto vence o Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Jazz