A prefeita de Água Branca, Nayara Emmanuela, anunciou, nessa terça-feira (01), a programação oficial da 20ª edição do Festival de Inverno de Água Branca (FIAB). O evento acontece nos dias 01, 02 e 03 de agosto.
O Festival, totalmente gratuito, é um dos mais tradicionais da região e reúne, durante os três dias, muita música, cultura e gastronomia regional.
PUBLICIDADE
A chegada da temporada de inverno é bastante aguardada pelos água-branquenses e visitantes. O FIAB é um dos atrativos turísticos que aquece a economia em um momento considerado de baixa temporada na região.
“O turismo de inverno é importante para o desenvolvimento econômico da nossa cidade. É a nossa alta temporada. Por isso, pensamos na grade artística trazendo grandes nomes reconhecidos nacionalmente, justamente para atrair mais turistas para a nossa cidade, para apreciar o nosso clima agradável, conhecer nossas culturas e, à noite, curtir shows de qualidade que fortalecem a tradição do Festival e a essência do forró do nosso Nordeste”, explica Nayara.
Pioneirismo
Com o slogan “Tradição, Serra e Frio no Sertão”, o Festival de Inverno de Água Branca foi pioneiro no Estado. A estreia aconteceu em 2004. O evento é promovido anualmente pela Prefeitura Municipal, tradicionalmente entre os meses de julho e agosto. Tornou-se Lei Municipal de nº 547/2008.

Em 2025, o FIAB integra o Calendário de Eventos do Ministério do Turismo, sendo a primeira etapa do 3º Circuito Alagoano de Inverno, atraindo visitantes de todo o país que buscam lazer em um clima ameno, com boa música e gastronomia interiorana.
Programação cultural
O Festival de Inverno de Água Branca conta com uma vasta programação cultural durante o dia, que inclui trilhas ecológicas para cachoeiras, apresentações de danças folclóricas culturais, apresentações de artistas locais, visita aos casarões históricos, feira de gastronomia quilombola, feira de literatura e artesanato água-branquense, além de esportes radicais como Hally e voo livre de parapente.
À noite, as apresentações musicais no palco principal acontecem a partir das 22 horas na Praça Municipal de Eventos, um espaço que conta com aproximadamente 10 mil metros quadrados, projetado para receber grandes espetáculos.
Sobre Água Branca
Localizado a cerca de 307 km da capital alagoana, o município de Água Branca está situado na região Serrana do Sertão Alagoano e se destaca na temporada de inverno por seu clima frio.
A sede administrativa da cidade, situada a 570 metros de altitude, é considerada a segunda mais alta de Alagoas, e chega a registrar sensação térmica de até 12 graus no inverno.
A cidade foi fundada em meados do século XVIII pelos irmãos portugueses Faustino Vieira Sandes, José Vieira Sandes e João Vieira Sandes. A emancipação política ocorreu em 24 de abril de 1875.

O nome da cidade veio de uma serra da região, rica em fontes de águas muito limpas. O município conta com atrativos turísticos de grande riqueza no patrimônio histórico, no aspecto natural e na cultura tradicional popular, como os casarões construídos no século XIX em estilo barroco e colonial.
Destacam-se a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, construída em 1770 pelo Major Francisco Casado de Melo; a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, edificada pelo Barão de Água Branca, Joaquim Antônio de Siqueira Torres, em 1871; a Casa da Baronesa Joana Vieira Sandes, palco do primeiro assalto de Lampião como chefe de bando, em 1922; e o Mirante do Calvário, que é um dos pontos mais altos de Alagoas situado a 730 metros acima do nível do mar.
É lá que está situada a Fazenda Cobra, que fez parte dos cenários das novelas Guerreiros do Sol da Globoplay (2025), Entre Irmãs da TV Globo (2017) e Velho Chico da TV Globo (2016).
Programação de shows
01/08 – Sexta-feira
Dilsinho
Devinho Novaes
Fabinho Pressão
02/08 – Sábado
Batista Lima
Tarcísio do Acordeon
Willy Vaqueiro
Vinny Sandes e Daniel do Gado
03/08 – Domingo
Bruno & Marrone
Mano Walter
Mara Souza
