Alagoas deu mais um passo para fortalecer o turismo sustentável. Em parceria com a Embratur, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) lançou oficialmente o projeto Destinos Conscientes – Alagoas, uma vitrine digital que reúne experiências voltadas à preservação ambiental, à valorização da cultura local e ao fortalecimento das comunidades.
O anúncio foi feito durante o Salão Nacional de Turismo, realizado em São Paulo até o próximo sábado (23). O projeto integra o Pré-AceleraTUR, programa de aceleração desenvolvido junto ao Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que selecionou soluções com potencial de impacto ESG para serem testadas em destinos turísticos reconhecidos pelo Concurso ESG.
PUBLICIDADE
Lançamento em São Paulo
O estande de Alagoas atraiu a atenção do público com degustações de produtos regionais, sorteio de brindes e a presença de autoridades e representantes do setor.
Estiveram no lançamento a secretária de Turismo de Alagoas, Bárbara Braga; a gerente de Inovação da Embratur, Marina Arruda; a CEO da plataforma Janoo, Tássia Correia; além de gestores das experiências contempladas.
“A ideia é mostrar que é possível unir turismo, desenvolvimento econômico e responsabilidade socioambiental. Alagoas tem uma riqueza cultural e natural que precisa ser preservada e valorizada”, destacou Bárbara Braga.
Experiências disponíveis
O público já pode acessar a nova plataforma pelo site janoo.com.br/alagoas. Entre as experiências cadastradas estão a vivência marisqueira na Palateia, o turismo regenerativo da iniciativa Nosso Mangue, a vivência indígena Wetçamy, visitas a engenhos artesanais da Rota da Cachaça, além de passeios de observação de peixe-boi e trilhas em áreas de proteção ambiental.
“A Rota da Cachaça do Agreste, mais uma vez, é destaque em âmbito nacional. A região do Agreste oferece uma rica experiência gastronômica, por meio de suas renomadas cachaças, consideradas entre as melhores do Brasil. Viva Alagoas e viva o Agreste!”, celebrou a presidente da Instância de Governança do Agreste, Evânia Albuquerque, em entrevista ao Alagoas Notícia Boa (ALNB).

Todos os atrativos foram indicados pela Setur por desenvolverem práticas de sustentabilidade e impacto positivo, reforçando o compromisso do estado em promover um modelo de turismo mais consciente.
“Essa é uma oportunidade de posicionar Alagoas como referência em turismo sustentável no Brasil, atraindo um público cada vez mais interessado em experiências autênticas e responsáveis”, avaliou Marina Arruda, da Embratur.
PUBLICIDADE
