O boletim de balneabilidade das praias de Alagoas, divulgado nesta semana pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), indica que 15 trechos do litoral do estado não são recomendados para banho de mar. As análises foram realizadas a partir de amostras coletadas nos dias 19 e 20 deste mês, em 68 pontos distribuídos entre as praias…
O boletim de balneabilidade das praias de Alagoas, divulgado nesta semana pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), indica que 15 trechos do litoral do estado não são recomendados para banho de mar. As análises foram realizadas a partir de amostras coletadas nos dias 19 e 20 deste mês, em 68 pontos distribuídos entre as praias do Peba, no litoral sul, e Maragogi, no litoral norte.
ACOMPANHE O ALAGOAS 24 HORAS NO INSTAGRAM
No litoral sul, 23 áreas foram avaliadas. Apenas um trecho apresentou qualidade da água comprometida: o Rio Niquim, na Barra de São Miguel, a cerca de 300 metros da foz. Com isso, a região registra 95,7% de praias consideradas próprias para banho, mantendo-se como a área com menor número de pontos impróprios em todo o estado.
Em Maceió, a situação é mais preocupante. Dos 20 trechos analisados na capital alagoana, oito estão em desacordo com as normas do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). De acordo com o órgão, são consideradas impróprias as praias que apresentem, na última semana, valores superiores a 2.000 unidades de Escherichia coli por 100 mililitros de água.
Já no litoral norte, foram avaliados 25 pontos, dos quais dois, localizados na praia de Maragogi, foram classificados como impróprios para banho.
O IMA recomenda que a população evite, em qualquer período do ano, o uso de áreas que estejam sob influência direta de canais, córregos e galerias de águas pluviais. O alerta é reforçado para trechos afetados pela floração de algas, especialmente nas praias da Avenida e do Sobral, em Maceió, mesmo quando esses locais sejam classificados como próprios.
LAGUNAS ALAGOANAS
Além das praias, o instituto analisou 10 áreas em lagoas alagoanas situadas em diferentes municípios. Três delas foram consideradas impróprias para banho: a Laguna Mundaú, em Maceió, no Pontal da Barra, na orla lagunar próxima ao restaurante Maré; a Laguna Manguaba, em Marechal Deodoro, na orla lagunar do Centro Histórico, próximo ao Bar do Lourinho; e a Laguna Mundaú, em Coqueiro Seco, em frente à sede da prefeitura.
CONFIRA AQUI BOLETIM DAS PRAIAS ALAGOANAS
CONFIRA AQUI BOLETIM DAS LAGUNAS DE ALAGOAS
