Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Aplicativo Celular Seguro passa a permitir bloqueio de aparelho mesmo sem cadastro prévio

Aplicativo Celular Seguro passa a permitir bloqueio de aparelho mesmo sem cadastro prévio

(FOLHAPRESS) – O aplicativo Celular Seguro passou a permitir que vítimas de furto ou extravio bloqueiem o aparelho mesmo sem cadastro prévio na plataforma. A ampliação, anunciada nesta quinta-feira (11) pelo Ministério da Justiça, busca alcançar usuários que nunca haviam usado o serviço, mas precisam acionar o bloqueio de forma emergencial.

Com a mudança, basta acessar o Celular Seguro por qualquer dispositivo -outro celular, tablet ou computador- e registrar a data, o horário e a linha telefônica usada no aparelho levado. Não é necessário informar o IMEI. O prazo para registrar a ocorrência é de até 15 dias.

O bloqueio abrange a linha telefônica, o dispositivo e aplicativos financeiros vinculados ao aparelho. A ferramenta foi criada para agilizar procedimentos que antes dependiam de contatos separados com operadoras e bancos.

Lançado em dezembro de 2023, o Celular Seguro surgiu como resposta à escalada de furtos e roubos de smartphones, impulsionada pela facilidade de realizar transferências via Pix.

COMO BLOQUEAR MEU SMARTPHONE COM O APLICATIVO CELULAR SEGURO?

SE NÃO TIVER CADASTRO

Em outro aparelho (celular, tablet ou computador), baixe o app Celular Seguro (na Play Store ou App Store)
Entre e escolha a opção de registrar um dispositivo sem cadastro.
Informe os dados solicitados: tipo do incidente (furto/roubo/perda), data e horário aproximado do ocorrido e a linha telefônica que estava no aparelho (não é obrigatório informar o IMEI)
Envie o registro e anote o número de protocolo gerado pelo sistema
O alerta é encaminhado às operadoras, bancas e demais parceiros para bloqueio de linha, dispositivo e aplicativos vinculados

SE JÁ TIVER CADASTRO

Abra o aplicativo no seu celular
Selecione o smartphone cadastrado que deseja bloquear
Toque no botão de emergência no ícone indicado no app e escolha se é perda, furto ou roubo
Informe data, hora e local do fato e envie
Anote o número de protocolo gerado e use-o em contatos posteriores com operadoras, bancos e polícia

O sistema reúne operadoras, Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e plataformas como Mercado Livre e iFood, que recebem um único alerta para suspender serviços associados ao dispositivo.

O governo já vinha adicionando novas funções ao programa. Em abril, passou a notificar usuários que ativarem um chip em um aparelho registrado como roubado. A orientação é que a pessoa procure uma delegacia para devo lver o telefone, sob risco de responder por receptação, a depender da investigação policial.

Segundo o Ministério da Justiça, mais de 3,6 milhões de pessoas já se cadastraram na plataforma. O bloqueio pode ser revertido posteriormente junto às operadoras, bancos e Anatel, mediante apresentação do protocolo gerado pelo sistema.

O registro no Celular Seguro não substitui o boletim de ocorrência, ainda necessário para investigações da Polícia Civil.

Apresentada em 2015, a PEC muda o artigo 7º da Constituição, em específico o inciso 13, que trata da jornada dos trabalhadores. Os debates sobre o fim da medida ganharam força em 2024, com PEC da deputada Erika Hilton (PSOLS-SP) e o Movimento VAT (Vida Além do Trabalho), do vereador do Rio de Janeiro Rick Azevedo, também do PSOL

Folhapress | 05:30 – 12/12/2025

Notícias ao Minuto

Leia Também

O Google decide quem você é. Os portais decidem o que ele encontra.
Crea-AL homenageia presidente da Pindorama como empresário destaque do ano » Alagoas Notícia Boa
Família acusa ChatGPT de incentivar mortes nos EUA:
Programa de conformidade deve orientar RFB sobre demandas das empresas na reforma
DMTT anuncia mudanças no trânsito de Maceió; saiba o que muda
Grandes líderes não começam falando. Começam escutando. A escuta é o primeiro ato de quem lidera com humanidade, estratégia e impacto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *