Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Automação de duplicatas escriturais posiciona fintech em mercado bilionário com solução inédita em parceria com B3

Com bancos acelerando investimentos nas duplicatas escriturais, mercado deve atingir R$ 2,5 trilhões em cinco anos; ferramenta da V360 oferece gestão integrada ao sistema fiscal

O mercado de crédito brasileiro passa por uma transformação de escala bilionária, com potencial de destravar até R$ 10 trilhões para a cadeia de fornecedores B2B. O movimento é impulsionado pela digitalização dos recebíveis e pela obrigatoriedade da duplicata escritural a partir de 2026, conforme determinação do Banco Central. Inserida nesse cenário, a V360, principal plataforma de automação de pagamentos a fornecedores do país, lança uma solução inédita para gestão de duplicatas escriturais, voltada a empresas com alto volume de pagamentos. O novo módulo automatiza toda a jornada das duplicatas, do recebimento à liquidação, com integração direta às registradoras homologadas pelo Bacen.

Em parceria estratégica com a B3,  a bolsa do Brasil, o Gerenciador de Duplicatas da V360 traz como diferencial a integração nativa com o Ingresso Fiscal, automação de conciliações e liquidações, tratamento de divergências e conexão direta com registradoras, ampliando a rastreabilidade e a segurança das operações.

A solução já está sendo validada em ambiente real com o apoio de duas parceiras estratégicas. A PRIO, maior empresa independente de óleo e gás do Brasil, atua como empresa-piloto, contribuindo com feedbacks técnicos e operacionais.“Participar desse projeto nos permite antecipar às mudanças e adaptar nossos processos à transformação que ocorrerá no mercado. A automação das duplicatas amplia a transparência e rastreabilidade das transações, que beneficiam toda a cadeia de fornecedores”, afirma Betina Romanelli, Coordenadora de Operações Financeiras da PRIO.

Já a B3 viabiliza a escrituração e atualização dos títulos no sistema oficial. “A escrituração eletrônica das duplicatas é um passo fundamental para modernizar o sistema de recebíveis do país. Nesse processo, a B3 atua como infraestrutura de mercado, garantindo a segurança e a conformidade das operações. Parcerias como a da V360 fortalecem o ecossistema, ampliam a eficiência e aumentam a confiança de empresas e instituições financeiras”, explica Roberta Fortunato, superintendente de produtos de recebíveis da B3.

Para Izaias Miguel, Co-CEO da V360, o Gerenciador representa um passo estratégico diante da transformação que o país vive no mercado de crédito. “A duplicata escritural vai revolucionar o acesso ao crédito no Brasil, trazendo mais transparência, competição e segurança. Com esse novo módulo, queremos garantir que os nossos clientes estejam não apenas em conformidade, mas também à frente em eficiência e controle. A automação completa do processo elimina gargalos e abre espaço para uma gestão mais estratégica das finanças corporativas”, explica.

O que o Gerenciador vai entregar?

O novo Gerenciador da V360 automatiza todas essas etapas: captura as duplicatas escrituradas contra o CNPJ da empresa, associa aos títulos e documentos registrados no Ingresso Fiscal, realiza manifestação de aceite ou recusa de forma automática e faz a alteração de domicílio bancário diretamente no ERP,realizando a liquidação de forma integrada com as registradoras aprovadas. Tudo isso com rastreabilidade em tempo real, segurança nas transações e redução expressiva de custos operacionais.

Além de garantir a adequação às novas exigências legais, a solução contribui para a redução do custo do crédito no país. Ao eliminar fraudes, dar visibilidade sobre os títulos e facilitar a antecipação segura de recebíveis, o Gerenciador aumenta a confiança das instituições financeiras e permite melhores condições de negociação. Isso posiciona a V360 como peça central em um cenário que exigirá.

Mais informações estão disponíveis em https://v360.io/solucoes/duplicata-escritural/, onde também é possível acessar o e-book sobre o tema.

Leia Também

“Precisamos estar presentes no presente”, diz Monja Coen, que estará em Maceió » Alagoas Notícia Boa
Mulher morre de complicações causadas por margarita que bebeu há 2 anos
Da tributação à estratégia negocial: o Simples Nacional na reforma tributária
China reafirma plano de levar astronautas à Lua até 2030 e lança missão
Japinha, musa do crime, 'frente' do CV: quem era Penélope, morta com tiro no rosto em megaoperação
WhatsApp Image 2025-10-30 at 12.19

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *