Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Bolsonaro apresentou ‘alteração da pressão arterial’, mas situação já foi normalizada, diz boletim médico seis dias após cirurgia

Bolsonaro apresentou 'alteração da pressão arterial', mas situação já foi normalizada, diz boletim médico seis dias após cirurgia

Após cirurgia de 12 horas, Bolsonaro aparece andando acompanhado de equipe médica

Ex-presidente está internado em um hospital particular de Brasília. Ele passou por procedimento de 12 horas no último domingo (13), em Brasília. Bolsonaro segue sem previsão de alta e recomendação da equipe médica é de que ele não receba visitas.

O Hospital DF Star, onde Jair Bolsonaro (PL) está internado, informou neste sábado (19) que o ex-presidente teve um “episódio de alteração da pressão arterial”, que já foi “normalizado”.

Conforme a equipe médica, Bolsonaro segue sem previsão de alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em que se encontra.

“[Bolsonaro] apresentou episódio de alteração da pressão arterial, já normalizado. Devido a ainda não apresentar movimentos intestinais efetivos, segue em jejum oral e com nutrição parenteral exclusiva. Hoje [sábado], a programação é de intensificar fisioterapia motora e medidas de reabilitação. Persiste a recomendação de não receber visitas e não há previsão de alta da UTI”, diz o boletim.

Este é o sexto dia de internação do ex-presidente após a cirurgia de 12 horas realizada no último domingo (13), em Brasília.

O procedimento cirúrgico foi realizado para tratamento de uma “suboclusão intestinal” – uma obstrução parcial do intestino causada por aderências formadas após múltiplas cirurgias anteriores, em decorrência da facada que levou em 2018.

De acordo com o boletim, o ex-presidente segue em jejum oral e recebe nutrientes por via intravenosa (nutrição parenteral).

Bolsonaro está sendo submetido à fisioterapia motora, com caminhadas fora do leito de UTI, que será intensificada neste sábado, assim como, as medidas de reabilitação.

A equipe médica mantém a recomendação de que o ex-presidente não receba visitas.

Bolsonaro em ato na Avenida Paulista, em 6 de abril de 2025 — Foto: Miguel Schincariol/AFPBolsonaro em ato na Avenida Paulista, em 6 de abril de 2025 — Foto: Miguel Schincariol/AFP

Caminhadas pelo hospital

Em vídeos publicados ao longo da semana, Bolsonaro apareceu caminhando com a ajuda de um andador e foi acompanhado pela equipe médica.

Depois, em outro registro, o ex-presidente apareceu acompanhado da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro durante uma caminhada.

Segundo a equipe médica, Bolsonaro apresenta estabilidade clínica, sem dor, sangramentos ou outras intercorrências.

Procedimento complexo

Segundo o cardiologista da equipe, Leandro Echenique, esta cirurgia – a sétima desde o atentado – está entre “as mais complexas” feitas no ex-presidente. A longa duração do procedimento, inclusive, já era esperada.

Durante a cirurgia, os médicos identificaram que a obstrução intestinal era causada por uma dobra no intestino delgado, que dificultava o trânsito intestinal. O problema foi corrigido com a liberação de aderências.



Alagoas 24h

Leia Também

Dia do fim do fascismo na Itália coincide com velório do papa
Conta de luz: descontos sobre o consumo variam entre 18% e 25,94%
Presos por tráfico no aeroporto de Guarulhos disparam com
Peritos criminais de Alagoas participam de simpósio sobre acústica e combate à poluição sonora
Maioria do STF vota para condenar Débora Rodrigues a 14 anos de prisão
Jovem ganha carro em sorteio de empresa, gasta R$ 10 mil e perde prêmio ao ser demitida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *