Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Caixa poderá operar VR para reduzir preços dos alimentos

Caixa poderá operar VR para reduzir preços dos alimentos

Está em avaliação um pacote com dez medidas para combater a alta nos preços dos alimentos. Entre as propostas estão a redução de custos nas transações eletrônicas e estratégias para evitar o desperdício.

As sugestões foram apresentadas pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) em uma reunião com o governo em novembro. Desde então, as medidas têm sido discutidas com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.

Um dos objetivos propostos é transformar a Caixa Econômica Federal na operadora dos programas de vale-refeição e vale-alimentação, eliminando a participação de instituições financeiras que lucram com taxas de 6% a 10% e que impactam os consumidores.

Além disso, a Abras também propõe a antecipação da nova cesta básica, desonerando produtos como carnes, mas essa medida exige renúncia fiscal.

Outra proposta seria adotar o sistema “Best Before”, permitindo a venda de alimentos após a data de validade, desde que seguros para o consumo. Essa medida poderia evitar o descarte de R$ 4,3 bilhões anuais.

Apesar do debate, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, descartou a mudança no sistema de datas de validade no Brasil, já que, segundo ele, isso não está nos planos do governo.

Além dessa proposta, está sendo avaliada a possibilidade de venda de medicamentos sem receita em supermercados, podendo reduzir os preços dos medicamentos em até 35%. A iniciativa busca ampliar o acesso da população a produtos de uso cotidiano.

Outras sugestões incluem isenção de impostos para doações de alimentos e flexibilização de contratos de trabalho, incentivando a contratação de jovens e trabalhadores acima de 60 anos.

Segundo o ministro da Casa Civil, Rui Costa, as propostas são a base das ações do governo para conter os preços, mas descartou que o governo não esteja discutindo uma intervenção direta nos preços.

A Abras reforçou que medidas para redução de custos podem ajudar a equilibrar os preços. 

“Não podemos interferir no câmbio ou nos juros, mas podemos trabalhar para reduzir despesas”, afirmou o presidente João Galassi.

Com informações do InfoMoney



Contabeis

Leia Também

Design sem nome (44)
Em Coruripe, você recebe em casa plantas nativas e frutíferas » Alagoas Notícia Boa
Rússia faz novo mega-ataque à Ucrânia e provoca apagões em meio a negociação de paz
Classificação fiscal: descubra tudo que vai mudar com Reforma Tributária
'Golpe do cartão trocado' se espalha pelo Brasil, veja como se proteger
Saiba quem são os "velhos conhecidos" do Brasil na primeira fase

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *