A Cia LaCasa vai representar Alagoas no Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT), no Ceará. O grupo sobe ao palco do Teatro Raquel de Queiroz nesta quinta-feira (18), a partir das 19 horas, para apresentar o espetáculo Negreiros.
Ator da Cia LaCasa, Abides Oliveira fala da alegria em participar do evento de Guaramiranga, considerado o mais importante festival de teatro do Nordeste.
PUBLICIDADE
“É um momento de muito orgulho para todos nós. Representar Alagoas no Festival é também representar cada grupo, cada artista, cada profissional das artes cênicas do nosso estado. Este é o segundo ano consecutivo que estamos aqui. Ano passado apresentamos ‘Minha Pele’ e este ano estamos com Negreiros, uma peça potente, com temas atuais e que ainda é preciso ser abordado e discutido”, disse Abides ao Alagoas Notícia Boa (ALNB).
O FNT é realizado pela Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA) e figura entre os grandes eventos culturais do país. Tem se firmado, no segmento teatral do Nordeste brasileiro, como importante polo de difusão, circulação e formação.
“Participar do Festival de Teatro de Guaramiranga é uma sensação de felicidade, de reconhecimento do nosso trabalho e da qualidade do teatro desenvolvido pelo grupo. Estar aqui é poder trocar experiência, crescer como profissional, aprender”, declarou Abides.
O festival reúne grupos dos nove estados nordestinos e está na sua edição de número 31. Durante 8 dias, o evento reunirá grupos, artistas, pesquisadores e curadores de festivais nacionais e internacionais.
O espetáculo
Abides conta que o espetáculo Negreiros narra o que o Brasil fez com o povo negro após o 13 de maio de 1888.
“Traz para a cena uma discussão sobre abolição e escravidão. O quanto ainda é preciso falar desses assuntos nos dias atuais. Após 137 anos do fim da escravatura, ainda há muitas lutas por direitos, igualdade, reparações e o quanto ser negro, num país de maioria negra, mas de minoria negra, é difícil”.
Negreiros tem direção de Fátima Farias e Abides Oliveira, que é autor e dramaturgo. A direção musical é de Gama Junior, figurinos e cenário de Ane Oliva, e desenho de luz de Fátima Farias.
Já a trilha musical é de Gama Junior, Abides Oliveira e Gi Silva. No elenco: Gi Silva e Abides Oliveira.
Breve histórico
A Cia LaCasa surgiu em novembro de 2016, quando estreou a peça de teatro de rua “A Mulher Braba”. Nesses quase nove anos de vida, o grupo alagoano trouxe em seus espetáculos um olhar crítico das questões sociais, políticas e do dia a dia, mas também a riqueza da cultura popular alagoana.
Com participações em festivais e mostras de artes cênicas, entre eles, Festival Nacional de Teatro de Floriano-PI, Mostra Cenas do Nordeste e Rueiros – Festival de Teatro de Rua da Ilha do Ferro/AL, o grupo faz parte da Rede Pavio, que reúne grupos de teatro com pesquisa e ações continuadas dos nove estados nordestinos.
