Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Curta “Azul Índigo” estreia neste domingo com mensagem sobre meio ambiente » Alagoas Notícia Boa

Curta “Azul Índigo” estreia neste domingo com mensagem sobre meio ambiente » Alagoas Notícia Boa

Delicadeza nos recortes, ritmo artesanal da animação quadro a quadro e uma mensagem urgente sobre o futuro do planeta. Assim nasce Azul Índigo, curta-metragem dirigido por Andrea Paiva, que terá lançamento dentro da programação da 15ª edição do Circuito Penedo de Cinema, neste domingo (16), às 17h30, no Cine Penedo.

Produzido integralmente em Penedo com recursos da Lei Paulo Gustavo – tanto do Estado de Alagoas quanto do município –, o filme une a força do cinema local a uma parceria internacional. A animação foi conduzida pelo premiado diretor espanhol Coke Riobóo, que esteve na cidade em agosto para acompanhar de perto o processo de criação.

PUBLICIDADE



Voltado ao público infantil, o curta utiliza a técnica de stop motion com recortes (cutout) para narrar a jornada de Iara, uma menina-sereia ativista, e de seu amigo caranguejo Juva pelos ecossistemas marinhos afetados pela poluição.

A história começa com um sonho e uma carta misteriosa. Em busca da mensagem que recebeu nesse universo onírico, Iara e Juva atravessam o mar aberto, recifes de corais e estuários, encontrando animais como o peixe-boi-marinho, o mero e a tartaruga-marinha, todos impactados pelo lixo e por outras formas de poluição nos oceanos.

A narrativa, ao mesmo tempo sensível e informativa, convida o público a refletir sobre a urgência ambiental e o papel das novas gerações na proteção da natureza.

“A gente traz essa temática numa linguagem infantil para atingir principalmente as crianças. É um trabalho de educação ambiental, um filme para ser levado às escolas, para abrir discussões sobre os problemas provocados pelo lixo e a importância da proteção aos animais”, explica Andrea.

A protagonista, Iara, é inspirada em jovens ativistas como Greta Thunberg, Malala e Chai Suruí, simbolizando uma geração preocupada com o futuro do planeta.

Formação em Stop Motion no Circuito Penedo

Além da exibição do filme, Azul Índigo também integra a proposta formativa do Circuito Penedo de Cinema. Entre os dias 10 e 14 de novembro, Andrea Paiva e Priscilla Calumbi ministraram a oficina “Introdução à Animação I — Stop Motion”, voltada para jovens e estudantes interessados em audiovisual.

“A produção é assinada por uma equipe artística sediada em Penedo. Os desenhos, recortes e cenários foram desenvolvidos sob coordenação da diretora de arte Priscilla Calumbi.

Já a animação dos personagens, edição e consultoria técnica estiveram sob responsabilidade de Coke Riobóo, conhecido por seu trabalho autoral no campo da animação independente”, detalha Andrea.

Processo de criação do curta (crédito: assessoria)

Com proposta educativa, mensagem engajada e forte vínculo com o território onde foi realizado, Azul Índigo se consolida como uma das atrações de destaque da programação do Circuito Penedo de Cinema.

Para Andrea Paiva, a expectativa é de que o público se encante pela obra e se envolva com o debate ambiental que ela propõe.

“Eu me esforcei ao máximo para que o filme ficasse dentro do que eu tinha escrito. Ele traz uma mensagem muito importante sobre os problemas ambientais que a gente vive hoje. Agora, é esperar a reação do público”, conclui a diretora.

Sobre o Circuito Penedo de Cinema

A 15ª edição do Circuito Penedo de Cinema acontece de 10 a 16 de novembro. O evento é promovido pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult-AL), e pelo Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS).

O Circuito conta ainda com patrocínio da Prefeitura de Penedo, do Sebrae e do IMA, e com apoio da Mistika, DOT, Cardume, Super Connect e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Notícia Boa – Alagoas

Leia Também

Candidatura de Flávio ao Planalto tende a rachar Centrão
R$ 14,4 bilhões em fundos administrados pelo Master podem ser liquidados
Lilian Bomfim
WhatsApp Image 2025-12-07 at 5.14
WhatsApp Image 2025-12-07 at 17.48
Alagoas projeta a maior alta temporada turística da história » Alagoas Notícia Boa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *