Equipes do Iplam e da Seminfra realizam fiscalização durante mais uma etapa da Operação Língua Suja. Foto: Cortesia
O descarte irregular de efluentes líquidos na rede de drenagem de águas pluviais, com direcionamento ao Riacho Salgadinho, foi flagrado nesta terça-feira (30) durante fiscalizações realizadas no âmbito da Operação Língua Suja. A ocorrência foi registrada no bairro do Farol, em Maceió. A ação contou com a participação de equipes do Instituto de Pesquisa, Planejamento…
O descarte irregular de efluentes líquidos na rede de drenagem de águas pluviais, com direcionamento ao Riacho Salgadinho, foi flagrado nesta terça-feira (30) durante fiscalizações realizadas no âmbito da Operação Língua Suja. A ocorrência foi registrada no bairro do Farol, em Maceió.
A ação contou com a participação de equipes do Instituto de Pesquisa, Planejamento e Licenciamento Urbano e Ambiental (Iplam), por meio da Diretoria Técnica de Fiscalização Ambiental, em conjunto com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra).
Durante a fiscalização, os técnicos constataram que os efluentes estavam sendo lançados de forma indevida na galeria de águas pluviais. Ao longo do percurso, o material era conduzido pela rede de drenagem até o Riacho Salgadinho, representando risco de contaminação ambiental.
ACOMPANHE O ALAGOAS 24 HORAS NO INSTAGRAM
A edificação responsável pelo lançamento irregular possui sistema de tratamento e licenciamento ambiental. No entanto, foi verificado que o despejo do esgoto estava ocorrendo de maneira inadequada, em desacordo com as normas ambientais vigentes.
Para confirmar a origem do lançamento, foi realizado teste com pigmentação, que comprovou que os efluentes chegavam diretamente à galeria pluvial. A partir da constatação, foi lavrado Auto de Infração por descarte irregular de efluentes e emitida notificação aos responsáveis.
Os responsáveis pela edificação foram notificados para corrigir a irregularidade no prazo máximo de 72 horas, a fim de interromper o lançamento indevido e adequar o sistema às normas ambientais vigentes.
A Operação Língua Suja segue com ações contínuas de fiscalização para coibir o lançamento irregular de esgoto na rede de drenagem, preservar o meio ambiente e garantir o correto funcionamento da infraestrutura urbana.
