Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

‘Dia da Libertação’: Trump anuncia novas tarifas a nível mundial

'Dia da Libertação': Trump anuncia novas tarifas a nível mundial

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou, esta quarta-feira (2), novas tarifas às importações norte-americanas, no que chamou como “Dia da Libertação”.

“Hoje temos notícias muito, muito boas. Estão acontecendo muitas coisas boas para o nosso país”, começou o presidente norte-americano em coletiva de imprensa.

“Este é o Dia da Libertação. O dia 2 de abril de 2025 será para sempre recordado como o dia em que a indústria americana renasceu, o dia em que o destino da América foi recuperado e o dia em que começamos a tornar a América novamente rica”, atirou.

Donald Trump afirmou que vai assinar uma “ordem executiva histórica que institui direitos aduaneiros recíprocos para países de todo o mundo”.

“Isto significa que eles fazem a nós e nós fazemos a eles. Muito simples. Não há nada mais simples do que isso”, acrescentou, frisando que esta a “declaração de independência econômica” dos Estados Unidos.

Considerando que os Estados Unidos têm sido “saqueados, pilhados e violados por nações próximas e distantes, amigas e inimigas”, Donald Trump lembrou os “cidadãos americanos que trabalham arduamente” e tiveram de “ficar à margem enquanto outras nações enriqueciam e se tornavam poderosas”.

“Os nossos contribuintes foram enganados durante mais de 50 anos, mas isso não vai voltar a acontecer”, afirmou.

O presidente dos Estados Unidos confirmou uma tarifa de 25% sobre a importação de automóveis já a partir das 00h00 de quinta-feira. “A partir da meia-noite, vamos impor uma tarifa de 25% sobre todos os automóveis fabricados no estrangeiro”, anunciou.

Para justificar a sua decisão, Trump explicou que os Estados Unidos impõem “tarifas de 2,5% sobre todos os automóveis fabricados no exterior”, enquanto a União Europeia “obriga a pagar mais de 10% e quase 20%”. “Os nossos amigos são piores que os nossos inimigos”, acusou.

A Casa Branca informou que as novas tarifas devem entrar em vigor no imediato.

Em 4 de março, Trump impôs tarifas de 25% sobre as importações do Canadá e do México, mas estabeleceu uma moratória de um mês sobre os produtos provenientes destes dois países abrangidos pelo acordo de comércio livre entre estes países.

Notícias ao Minuto

Leia Também

Morre Charlie Kirk, aliado de Trump, após ser baleado em evento no Utah
Clima
“Meu Destino + Sustentável” conquista prêmio Projeto de Impacto com o Selo ODS » Alagoas Notícia Boa
Assassinato de refugiada ucraniana choca Estados Unidos; o que aconteceu?
Governo de SP oferece descontos de até 75% sobre juros e multas de créditos irrecuperáveis
Novo AirPods Pro 3 faz tradução simultânea para o português com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *