O trânsito de Maceió pode passar por mudanças importantes nos próximos meses. Isso porque, técnicos do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) iniciaram uma força-tarefa para avaliar cruzamentos e corredores com maior registro de sinistros. A ação começou por um dos pontos mais movimentados da parte alta da capital alagoana. Equipes de Educação, Engenharia…
O trânsito de Maceió pode passar por mudanças importantes nos próximos meses. Isso porque, técnicos do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) iniciaram uma força-tarefa para avaliar cruzamentos e corredores com maior registro de sinistros. A ação começou por um dos pontos mais movimentados da parte alta da capital alagoana.
Equipes de Educação, Engenharia e Policiamento Viário do DMTT realizaram, na manhã desta terça-feira (10), uma visita técnica no bairro Antares. Desta forma, a ação acontece para levantar dados e mapear intervenções que possam aumentar a segurança viária para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.
ACOMPANHE O ALAGOAS 24 HORAS NO INSTAGRAM
O foco inicial foi um cruzamento estratégico que liga vias de grande fluxo.
CRUZAMENTO DA MENINO MARCELO ENTRA NO RADAR
O primeiro ponto analisado fica nas proximidades do cruzamento entre a Avenida Menino Marcelo e a Rua João Correia Costa, no Antares. Segundo o órgão, o local foi selecionado com base em dados de ocorrências de trânsito e registros de acidentes.
Durante a vistoria, os técnicos fizeram captação de imagens aéreas com drone, registro fotográfico em solo, observação de fluxo de veículos e pedestres e análise de geometria da via. Além disso, também foi feita a verificação de sinalização e comportamento de tráfego no trecho. Assim, todo o material será usado para embasar propostas de intervenção.
O QUE PODE MUDAR NO TRÂNSITO DE MACEIÓ?
De acordo com o DMTT, as medidas em estudo no trânsito de Maceió podem envolver diferentes frentes, como:
- Ajustes de engenharia de tráfego
- Mudanças de sinalização horizontal e vertical
- Reorganização de fluxos
- Reforço de fiscalização
- Novas ações de educação no trânsito
- Campanhas específicas para condutores e pedestres
As soluções ainda serão definidas após consolidação dos dados técnicos coletados em campo.
OBJETIVO É REDUZIR ACIDENTES NA CAPITAL ALAGOANA
Segundo a coordenação técnica presente na vistoria, a proposta é cruzar dados de acidentes com análise prática do comportamento do tráfego, para direcionar intervenções mais eficazes.
Nesse sentido, a meta principal é reduzir riscos e conflitos nos cruzamentos mais críticos da cidade, especialmente em áreas de grande circulação.
O cruzamento no Antares é o primeiro de uma série de locais que devem receber visitas técnicas. Por fim, a força-tarefa também deverá atuar em vias das partes alta e baixa da capital alagoana.
