Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Estado que mais reduziu insegurança alimentar no Brasil, Alagoas recebe prêmio nacional » Alagoas Notícia Boa

Estado que mais reduziu insegurança alimentar no Brasil, Alagoas recebe prêmio nacional » Alagoas Notícia Boa

Alagoas conquistou o 1º lugar nacional na redução da insegurança alimentar. O Estado foi reconhecido nessa quarta-feira (17), durante a primeira edição do Prêmio Brasil Sem Fome, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). A cerimônia foi realizada no Teatro Nacional, em Brasília.

Representando o Governo de Alagoas, a secretária de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Kátia Born, participou da solenidade e recebeu o prêmio em nome do povo alagoano, destacando o protagonismo do estado no enfrentamento à fome e na promoção da segurança alimentar e nutricional.

PUBLICIDADE



O reconhecimento é resultado de um conjunto de políticas públicas integradas, que colocaram o combate à fome como prioridade da gestão estadual. Entre as principais ações desenvolvidas pelo Governo de Alagoas estão o Cartão Cria, o Programa do Leite, a ampliação da rede de Restaurantes Populares, o fortalecimento da agricultura familiar e a atuação permanente do Sistema Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, em articulação com os municípios.

Para o governador Paulo Dantas, o prêmio consolida o compromisso do estado com a redução das desigualdades sociais.

“Os números mostram que estamos no caminho certo. Alagoas é o estado que mais reduziu a insegurança alimentar no país. Entre 2022 e 2024, a insegurança alimentar grave despencou de 36,7% para 5%, uma redução de 31,7 pontos percentuais. Além disso, levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre) aponta que, nos últimos anos, mais de 400 mil alagoanos saíram da situação de pobreza”, afirmou o governador.

Cerimônia 

A cerimônia contou com a presença do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, além de representantes da Presidência da República, da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), de estados e municípios premiados, da sociedade civil, de organismos internacionais, do Congresso Nacional e do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea).

Segundo a secretária Kátia Born, o reconhecimento reforça a importância do trabalho intersetorial.

“Esse resultado é fruto de planejamento, investimento social e articulação entre governo, municípios e sociedade civil. Alagoas provou que, quando há prioridade política e gestão eficiente, os resultados chegam à população”, destacou.

O Prêmio Brasil Sem Fome valoriza boas práticas e políticas públicas responsáveis pelos avanços históricos no enfrentamento da fome no Brasil, em um contexto marcado pela saída do país do Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas (ONU).

Notícia Boa – Alagoas

Leia Também

Palco de auditório corporativo vazio com microfone ao centro, enquanto parte da plateia sentada olha para celulares, indicando desatenção e excesso de fala no evento.
Fachada de tribunal brasileiro simbolizando o encerramento do ano judiciário e o início do recesso forense em 2025.
Família britânica acusada de embarcar com idosa morta em voo em Espanha
PGFN alerta: boletos federais vencem em 30 de dezembro
Cometa 3I/Atlas faz maior aproximação à Terra esta sexta-feira
Maioria das praias de Alagoas está próprias para banho, diz IMA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *