Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Evo Morales vive recluso em floresta boliviana; diz jornal americano

Evo Morales vive recluso em floresta boliviana; diz jornal americano

Evo Morales, ex-presidente da Bolívia, vive hoje em reclusão em um complexo no meio da floresta, cercado por aliados que o protegem de uma eventual prisão. O refúgio fica em Lauca Eñe, a quatro horas de viagem de La Paz, segundo o The New York Times.

Primeiro presidente indígena do país, Morales governou por três mandatos a partir de 2006 e foi peça central na mudança do cenário político boliviano. Sua tentativa de conquistar um quarto mandato, em 2019, terminou em protestos, repressão e uma breve fuga para o exílio.

Atualmente impedido de concorrer novamente pela Justiça, Morales é alvo de um mandado de prisão sob acusação de tráfico humano e de engravidar uma menor de idade, caso que ele classifica como motivado politicamente. Ainda assim, mantém apoio em setores do Movimento ao Socialismo (MAS) e em áreas rurais, onde continua visto como símbolo de inclusão social.

Na disputa eleitoral marcada para este domingo, o atual presidente Luis Arce não busca reeleição. O Senado é representado pelo esquerdista Andrónico Rodríguez, que concorre contra Samuel Doria Medina, de centro-direita, e o ex-presidente conservador Jorge “Tuto” Quiroga.

De seu enclave, Morales pediu que seus apoiadores anulem o voto em protesto. O gesto é visto por antigos aliados como uma manobra que pode favorecer a oposição de direita. Enquanto isso, segue transmitindo programas de rádio e reforçando que sua liderança é indispensável para o futuro do MAS e do país.

O presidente Donald Trump ordenou o envio de submarinos, navios de guerra e fuzileiros ao Mar do Caribe Meridional. O movimento, voltado ao combate ao narcotráfico, também pressiona o governo de Nicolás Maduro, gerando apreensão em Brasília

Notícias ao Minuto | 04:07 – 16/08/2025

Trump e Putin falam em progresso sobre Ucrânia, mas mantêm indefinição

Em pronunciamento conjunto, líderes dos EUA e da Rússia afirmaram nesta sexta-feira (15) que trabalham por um acordo para encerrar a guerra na Ucrânia, mas não apresentaram detalhes nem prazos para a possível trégua.

Notícias ao Minuto | 03:54 – 16/08/2025

Notícias ao Minuto

Leia Também

Trends, maquiagens e dancinhas: o que é a adultização denunciada por Felca
Trump suspende ajuda militar à Ucrânia após embate com Zelensky
EUA anunciam suspensão de vistos para cidadãos de Gaza, que segue sob ataque de Israel
Após férias reduzidas, gigantes europeus retornam para ligas domésticas
Dona do Tinder aposta em vídeochamada com desconhecidos para engajar Gen Z
Encanto Coral leva música clássica e popular a igrejas de Alagoas neste mês agosto » Alagoas Notícia Boa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *