Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

IMA multa empresa por contaminar o mar com subproduto do petróleo no Porto de Maceió

IMA multa empresa por contaminar o mar com subproduto do petróleo no Porto de Maceió

Petcoque tem baixo teor de toxinas, mas o contato direto gera risco à fauna e flora marinhas | Ascom IMA AL

O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) autuou, nesta sexta-feira (1), a empresa Intermarítima Portos e Logística S.A. por causar contaminação de partículas de petcoque (um subproduto do petróleo) no mar, durante a operação de descarga do navio Cape Spencer, no Porto de Maceió, localizado no Jaraguá. A infração foi identificada por equipes dos…

O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) autuou, nesta sexta-feira (1), a empresa Intermarítima Portos e Logística S.A. por causar contaminação de partículas de petcoque (um subproduto do petróleo) no mar, durante a operação de descarga do navio Cape Spencer, no Porto de Maceió, localizado no Jaraguá.

A infração foi identificada por equipes dos setores de Fiscalização e Monitoramento Costeiro do órgão ambiental estadual, que constataram a presença de uma mancha no ambiente aquático.

SIGA O ALAGOAS 24 HORAS NO INSTAGRAM

O material derramado foi identificado como petcoque, que, mesmo com baixo teor de toxinas, o contato direto com o ambiente marinho representa risco à fauna, à flora e à qualidade da água.

A prática foi enquadrada como infração grave, com base na Lei Estadual nº 6.787/06, e resultou em multa no valor de R$ 45 mil. A empresa também foi intimada a apresentar, no prazo improrrogável de 10 dias corridos, um relatório técnico detalhado sobre o incidente.

O documento deve conter a descrição das causas, estimativa do volume de material derramado e as ações de contenção, mitigação e remediação adotadas, acompanhadas de registros.

O diretor-presidente do IMA, Gustavo Lopes, ressaltou o compromisso do órgão com a fiscalização ambiental.

“Nosso papel é garantir que as atividades portuárias e industriais em Alagoas ocorram de forma legal e responsável. Atuamos com rigor sempre que há risco ou dano ao meio ambiente. O monitoramento seguirá intensificado para assegurar que situações como essa não se repitam”, afirmou.

O Instituto continuará acompanhando as operações da empresa no Porto de Maceió, podendo aplicar novas sanções em caso de descumprimento ou reincidência.



Alagoas 24h

Leia Também

Ações da PM de Alagoas apreendem 24 armas e mais de 22 kg
filha de alagoana entra para o Bolshoi » Alagoas Notícia Boa
Thor Batista comemora aniversário de 34 anos com mulher e filho
Os signos que ficam mais atraentes à medida que envelhecem
Pelo menos 18 pessoas morreram este sábado em ataques israelenses em Gaza
48% acham que Bolsonaro deveria ser preso; 46% discordam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *