Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Jornalista alagoana está em Roma para a cobertura do Conclave » Alagoas Notícia Boa

Jornalista alagoana está em Roma para a cobertura do Conclave » Alagoas Notícia Boa

A jornalista alagoana Rafaella Ramos está em Roma para a cobertura do Conclave, que escolherá o novo papa, após a morte e o sepultamento de Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, aos 88 anos. A repórter desembarcou na Itália esta semana e atuará pelo Portal Leo Dias.

Ao Alagoas Notícia Boa (ALNB), Rafaella contou que chegou a Roma na segunda-feira desta semana (28 de abril), após receber o convite do portal de notícias, na semana passada, para cobrir o Conclave.

PUBLICIDADE



“Foi tudo muito rápido, literalmente, o tempo de arrumar a mala e vir”, conta a jornalista alagoana, que levou consigo a experiência de já ter atuado pelo Vatican News, canal de notícias oficial do Vaticano, entre outubro e novembro do ano passado, em Roma.

“Estou muito feliz de estar aqui, de verdade. É o maior sonho, enquanto jornalista, ser correspondente internacional”, confessou Rafaella, que já iniciou as gravações.

LEIA TAMBÉM: O legado de Francisco na memória da jornalista alagoana Rafaella Ramos

“A minha primeira gravação foi a ida à Basílica de Santa Maria Maior, que é onde está enterrado o papa Francisco. Da vez passada eu vim a Roma a trabalho também, pelo Vatican News, e dessa vez voltar foi um pouco estranha a sensação de vê-lo no túmulo. Eu me emocionei muito, mas foi uma sensação esquisita”, confessa.

Sobre a substituição do papa Francisco, cujo pontificado foi marcado pelo progressismo, acolhimento e a simplicidade, a jornalista afirma que não se pode retroceder.

“Acho que retroceder, ter um papa conservador, é praticamente impossível. A gente vive num mundo moderno e a Igreja Católica faz parte disso, portanto precisa se modernizar em alguns aspectos, principalmente pensando nas populações mais vulneráveis. Então acredito que esse é o perfil ideal: uma pessoa que mantenha esse legado do papa Francisco”, avalia Rafaella.

Entre a população italiana, ela conta que estão sendo muito cotados os nomes dos cardeais compatriotas Matteo Maria Zuppi e Pietro Parolin.

“E tem o cardeal das Filipinas, mais progressista, como era o perfil do papa Francisco. Mas vale ressaltar que no último Conclave, em que Francisco foi eleito, ele não era um dos mais cotados. Então a gente pode ter uma surpresa aí também”, pondera.

Rafaella informa que o Conclave está marcado para começar no dia 7 de maio.

“Puxando o histórico dos dois últimos Conclaves, o resultado aconteceu de um dia para o outro. Então eu acredito que não deva demorar: no máximo um ou dois dias. Em 8 ou 9 de maio, provavelmente, a gente já tenha o nome do novo papa”, prever Rafaella, que só retorna ao Brasil no final de maio. Ela vai cobrir os primeiros atos do novo papa.



Notícia Boa – Alagoas

Leia Também

Design sem nome (44)
Em Coruripe, você recebe em casa plantas nativas e frutíferas » Alagoas Notícia Boa
Rússia faz novo mega-ataque à Ucrânia e provoca apagões em meio a negociação de paz
Classificação fiscal: descubra tudo que vai mudar com Reforma Tributária
'Golpe do cartão trocado' se espalha pelo Brasil, veja como se proteger
Saiba quem são os "velhos conhecidos" do Brasil na primeira fase

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *