Durante a ação do Julho Amarelo, os servidores do Samu Alagoas foram contemplados com testagem rápida para detecção de hepatites, sífilis e HIV
Em alusão ao Julho Amarelo, mês dedicado à conscientização e combate às hepatites virais, a Central Maceió do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizou, nesta terça-feira (22), ação voltada para seus servidores. Durante a manhã, das 8h às 12h, no pátio do órgão, foram disponibilizados testes rápidos para detecção de hepatites, sífilis e…
Em alusão ao Julho Amarelo, mês dedicado à conscientização e combate às hepatites virais, a Central Maceió do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizou, nesta terça-feira (22), ação voltada para seus servidores. Durante a manhã, das 8h às 12h, no pátio do órgão, foram disponibilizados testes rápidos para detecção de hepatites, sífilis e HIV.
A ação reforça o compromisso da gestão com o cuidado de quem cuida. Com isso, o Samu promove saúde e bem-estar para os profissionais que atuam diariamente na linha de frente do atendimento pré-hospitalar móvel de urgência.
“A rotina dos nossos profissionais é intensa e muitas vezes não sobra tempo para cuidar da própria saúde. Por isso, trazer esse tipo de ação para dentro da nossa estrutura é uma forma de facilitar o acesso à prevenção e reforçar o quanto valorizamos cada servidor”, destaca a coordenadora geral do Samu Maceió, Beatriz Santana.

Além de acessíveis e quase indolores, os testes rápidos são uma ferramenta essencial para o diagnóstico precoce. Com isso é permitido o início imediato do tratamento e a interrupção das cadeias de transmissão dessas doenças silenciosas.
A iniciativa também fortalece a importância da informação e da prevenção como principais armas no combate às infecções sexualmente transmissíveis. Com ações como essa, o Samu reafirma seu compromisso com a saúde coletiva, começando pela saúde dos seus próprios profissionais.