Praia da Pajuçara com a Roda Maceió. | Foto: Roda Maceió
Com a capital alagoana apontada como um dos destinos com maior potencial de liderança do turismo brasileiro em 2026, a Prefeitura de Maceió passou a adotar uma nova estratégia para ampliar resultados, atrair mais visitantes internacionais e manter o fluxo turístico ativo durante todo o ano. ACOMPANHE O ALAGOAS 24 HORAS NO INSTAGRAM O reposicionamento…
Com a capital alagoana apontada como um dos destinos com maior potencial de liderança do turismo brasileiro em 2026, a Prefeitura de Maceió passou a adotar uma nova estratégia para ampliar resultados, atrair mais visitantes internacionais e manter o fluxo turístico ativo durante todo o ano.
ACOMPANHE O ALAGOAS 24 HORAS NO INSTAGRAM
O reposicionamento é conduzido pela Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) e tem como base inteligência de mercado, presença comercial permanente e fortalecimento da imagem internacional do destino. Entre os principais eixos da estratégia estão:
- promoção orientada por dados e inteligência de mercado;
- parcerias estratégicas com operadoras de turismo, companhias aéreas e redes hoteleiras;
- qualificação da experiência do visitante;
- criação de novas narrativas turísticas, alinhadas a diferentes perfis e motivações de viagem.
- Sustentabilidade, acessibilidade e reputação internacional
A nova diretriz também incorpora pilares considerados essenciais para o turismo global atual, como sustentabilidade, acessibilidade e reputação internacional.
“O turismo do futuro exige responsabilidade, inclusão e planejamento. Estamos alinhando nossas políticas públicas a essas diretrizes, porque sabemos que esse é o caminho para consolidar Maceió como um destino competitivo no cenário global”, explica o secretário do Turismo de Maceió, Eduardo Monteiro.
MOMENTO FAVORÁVEL
A mudança de estratégia ocorre em um momento favorável. Segundo o boletim mais recente da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), elaborado em dezembro de 2025 em parceria com a Sprint Dados, Maceió integra o grupo de destinos nacionais com maior potencial de protagonismo em 2026.
O levantamento considera critérios como o comportamento do viajante, desempenho comercial, conectividade aérea, qualificação da oferta turística e capacidade de criar experiências alinhadas às novas demandas do mercado.
No ranking, Maceió aparece entre os chamados destinos “campeões”, ao lado de São Paulo, Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu e Porto de Galinhas.
