Com a proximidade do verão, que tem início no próximo domingo, dia 21, as praias de Alagoas devem receber um grande número de turistas e alagoanos que pretendem aproveitar os dias de calor com um bom banho de mar. Esta semana, o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) divulgou o novo boletim de balneabilidade…
Com a proximidade do verão, que tem início no próximo domingo, dia 21, as praias de Alagoas devem receber um grande número de turistas e alagoanos que pretendem aproveitar os dias de calor com um bom banho de mar. Esta semana, o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) divulgou o novo boletim de balneabilidade das praias do estado.
De acordo com o levantamento, a maior parte do litoral alagoano está própria para banho. Dos 68 pontos monitorados, apenas quatro foram considerados impróprios e devem ser evitados pela população.
Apesar das praias da Avenida e do Sobral, em Maceió, terem sido classificadas como próprias para banho neste boletim, o IMA reforça a recomendação para que a população evite, em qualquer época do ano, áreas que estejam sob influência direta da floração de algas, fenômeno comum principalmente nos trechos que vão da Praia da Avenida até o Sobral.
ACOMPANHE O ALAGOAS 24 HORAS NO INSTAGRAM
A classificação segue os critérios estabelecidos pela Resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). Segundo a norma, as praias são consideradas próprias quando, em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas cinco semanas anteriores, os níveis não ultrapassam 800 NMP (Número Mais Provável) de Escherichia coli por 100 mililitros de água. Já as praias são consideradas impróprias quando não atendem a esse critério ou quando apresentam, na última amostragem, valores superiores a 2.000 NMP de Escherichia coli por 100 mililitros.
Confira abaixo os pontos considerados impróprios para banho:
-
Rio Niquim, na Barra de São Miguel, a cerca de 300 metros da foz;
-
Praia da Ponta Verde, na Avenida Sílvio Carlos Viana, em frente à Corretora Márcio Raposo, em Maceió;
-
Praia de Maragogi, em frente à Escola Manoel Messias da Costa, no povoado São Bento;
-
Praia de Maragogi, em frente à foz do Rio Persinunga.
