Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Membro do governo de Trump renova ameaças de banir TikTok nos EUA

Membro do governo de Trump renova ameaças de banir TikTok nos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em junho que havia sido encontrado um comprador para o TikTok, de forma a permitir que o aplicativo de vídeos continuasse operando em território norte-americano.

Apesar de não revelar a identidade do comprador, Trump adiantou que se tratava de um grupo de “pessoas muito ricas” e que mais informações seriam divulgadas em até duas semanas. Agora, quase um mês após essas declarações, não apenas continuamos sem saber quem tem a intenção de comprar o TikTok, como também foram renovadas as ameaças de que o app pode ser banido nos EUA.

Em entrevista à CNBC, o secretário de Comércio do governo Trump, Howard Lutnick, afirmou que, caso a China não aprove o negócio, o governo dos EUA está disposto a seguir em frente com a decisão de banir o TikTok.

Mais do que apenas a compra do TikTok, Lutnick destacou que o governo chinês também precisa estar disposto a abrir mão do algoritmo do aplicativo.

“A China pode ficar com uma pequena parte ou a ByteDance, atual dona [do TikTok], pode manter essa pequena parte”, explicou Lutnick. “Mas, basicamente, os americanos terão o controle. Os americanos vão deter a tecnologia e controlar o algoritmo”.

Com essas declarações, Lutnick deixa claro que os EUA não estão dispostos a abrir mão do algoritmo do TikTok — considerado por muitos como o principal fator por trás do sucesso e da popularidade do app.

“Se o acordo for aprovado pelos chineses, ótimo. Mas, se não for, o TikTok será encerrado. Essas decisões serão tomadas em breve, então vamos ver qual será a posição dos chineses. Neste momento, o acordo está nas mãos deles”, afirmou Lutnick.

Desde que assumiu a presidência dos EUA, Trump vem estendendo o prazo para a venda do TikTok. A primeira prorrogação foi a primeira decisão tomada por ele após a posse, em 20 de janeiro. Desde então, a decisão de banir o TikTok já foi tomada no dia 4 de abril e, novamente, no dia 19 de junho.

O prazo atual está estabelecido para o dia 17 de setembro. Até lá, teremos que aguardar para saber se o TikTok terá direito a uma nova prorrogação até que se chegue a um acordo com o governo chinês ou se o aplicativo será banido.

Notícias ao Minuto

Leia Também

Ataques israelenses matam 25 pessoas em Gaza
Israel anuncia nova fase da ofensiva centrada na cidade de Gaza
Mais de 600 mil ainda não aderiram a acordo sobre descontos no INSS
Governo intervém e encerra greve na Air Canada; voos devem ser retomados na noite de domingo
Europeus se mobilizam por Zelenski sob sombra de cúpula Trump-Putin
Atlético-MG recebe o Grêmio em crise para repetir no Brasileirão o bom momento nas copas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *