Maceió entra na órbita da inovação global neste fim de semana: neste sábado (4) e domingo (5), a capital alagoana se conecta a mais de 400 cidades para, simultaneamente, viver o maior hackathon do planeta: o NASA Space Apps Challenge.
No Centro de Inovação do Jaraguá, 150 participantes, organizados em 29 equipes, mergulharam por mais de 24 horas ininterruptas em uma maratona de criatividade, dados abertos e soluções para desafios reais da humanidade.
PUBLICIDADE
Ao longo do hackathon, os tempos utilizarão dados abertos da NASA e de outras agências espaciais para responder a 18 desafios que vão da exploração de Marte e da busca por exoplanetas ao monitoramento de desastres naturais, à otimização da agricultura e à criação de cidades mais sustentáveis.
Mais do que uma competição, o objetivo é fomentar o espírito colaborativo, desenvolver a inovação local e conectar talentos de Maceió a uma rede internacional de inovação.
Programação
A programação combina períodos intensos de desenvolvimento com palestras estratégicas e mentoria especializadas, alinhadas aos temas propostos.
Neste sábado (4), após credenciamento e abertura oficial, a palestra “Explorando e priorizando problemas” orienta a escolha e o aprofundamento dos desafios. À tarde, a sessão “Explorando soluções a partir do Business Model Canvas” ajuda as equipes a estruturarem melhor seus projetos.
No domingo (5), o foco é a finalização e a preparação para os arremessos. A manhã começa com “Como realizar um pitch”, momento crucial para treinar apresentações claras e impactantes. Às 17h, as equipes apresentam seus projetos a uma banca avaliada.
O evento em Maceió se encerra às 19h30, com o anúncio dos projetos mais bem avaliados pelos jurados. A jornada, porém, continua: independentemente do resultado local, todas as equipes podem competir em até 10 categorias globais, desde que submetam suas soluções, respondendo a um dos 18 desafios, na plataforma oficial do NASA Space Apps Challenge até 23h59 de domingo. A NASA deve divulgar os vencedores no fim de outubro.
A edição de Maceió do NASA Space Apps Challenge é uma realização do Vertex, em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e o Laboratório de Inovação Inclusiva da Ufal (Liinc).