Depois do Roblox e do TikTok, o OpenAI avalia implementar no ChatGPT um sistema de estimativa de idade para restringir o acesso de usuários menores.
Em comunicado publicado em seu blog oficial, a empresa informou que a ferramenta deve considerar a data de criação da conta, o comportamento dos usuários e padrões associados a faixas etárias para estimar a idade. Segundo a OpenAI, o modelo analisará uma combinação de sinais, como o tempo de existência da conta, períodos típicos de atividade, padrões de uso ao longo do tempo e a idade declarada pelo próprio usuário.
A companhia explicou que, caso o sistema faça uma estimativa incorreta, o usuário poderá contestar a decisão por meio de uma plataforma específica, com a submissão de uma selfie para verificação.
A OpenAI tem enfrentado pressão crescente para adotar medidas mais rígidas em relação ao uso do ChatGPT por menores de idade. A empresa também é alvo de processos judiciais nos quais a ferramenta é acusada de omissão ou até de ter contribuído para situações extremas envolvendo usuários vulneráveis.
Sam Altman responde a críticas de Musk
Casos recentes associados ao uso do ChatGPT reacenderam críticas de Elon Musk, dono da Tesla, da SpaceX, do X e da xAI. Em uma publicação no X, Musk afirmou que seus seguidores não deveriam permitir que pessoas próximas utilizassem o ChatGPT.
A declaração gerou resposta do cofundador e CEO da OpenAI, Sam Altman, que reconheceu a necessidade de fazer mais para proteger usuários em situação de vulnerabilidade. Ao mesmo tempo, Altman criticou Musk, afirmando que o empresário costuma acusar o ChatGPT tanto de ser excessivamente restritivo quanto permissivo.
Segundo Altman, cerca de um bilhão de pessoas utilizam a ferramenta, incluindo usuários em estados mentais frágeis, o que exige responsabilidade e equilíbrio. Ele afirmou que a OpenAI continuará tentando aprimorar seus sistemas, destacando que se trata de situações complexas e delicadas.
Em seguida, Altman também direcionou críticas aos produtos da Tesla, mencionando acidentes associados ao sistema Autopilot. Ele afirmou que, em sua experiência, o recurso parecia inseguro para ser lançado e evitou comentar decisões relacionadas ao Grok, ferramenta de IA ligada à xAI.
Sometimes you complain about ChatGPT being too restrictive, and then in cases like this you claim it’s too relaxed. Almost a billion people use it and some of them may be in very fragile mental states. We will continue to do our best to get this right and we feel huge… https://t.co/U6r03nsHzg
— Sam Altman (@sama) January 20, 2026
O Instituto de Defesa de Consumidores, o Idec, apresentou nesta semana à Agência Nacional de Proteção de Dados, a ANPD, uma denúncia contra essa ferramenta. Julia Abad, pesquisadora do Idec, diz que é preciso a adoção de providências urgentes para evitar mais danos
Agência Brasil | 18:30 – 20/01/2026
