Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

O que é transfer ban? Entenda punição aplicada contra o Corinthians

Após férias reduzidas, gigantes europeus retornam para ligas domésticas

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O Corinthians sofreu um transfer ban nesta semana pela Fifa. A dívida do Alvinegro é relacionada à contratação do zagueiro Félix Torres, que estava no Santos Laguna, do México.

É uma punição administrativa a clubes que violem as regras e práticas do mercado de futebol. A medida impede que o clube possa registrar novos atletas até o pagamento da dívida. O caminho para sanção acontece assim:

1 – O atleta ou o clube credor entra com um pedido na Fifa e comprova que o pagamento da transferência não foi feito;
2 – O clube devedor passa a ter um prazo para a quitar a dívida;
3 – Se o prazo do pagamento não for cumprido, o clube pode ser punido com o transfer ban;
4 – Caso o clube consiga pagar a dívida dentro do prazo estabelecido pela Fifa e apresentar os comprovantes exigidos, ele pode solicitar a queda do transfer ban e voltar a registrar novos atletas.

Além do Corinthians, o site da Fifa indica outros clubes brasileiros punidos. Paysandu (PA), Ipatinga (MG), Colorado Atlético Clube (PR) e Real Brasília (DF), no futebol feminino.

Alvinegro deve cerca de R$ 33 milhões (US$ 6,1 milhões) pela compra do zagueiro equatoriano, realizada em 2024. Os mexicanos alegam que receberam apenas a primeira parcela da compra, no valor de 2 milhões de dólares, de um total de 6,5 milhões.

O Santos Laguna acionou a Fifa em maio de 2024, após o fim do prazo que o Corinthians tinha para quitar a segunda parcela. Além dos 4,5 milhões de dólares restantes do negócio original, o clube alvinegro deve arcar com multas.

Após ser notificado pela Fifa, o departamento jurídico do Corinthians recorreu ao CAS (Corte Arbitral do Esporte) para evitar a punição, mas perdeu em todas as instâncias. O clube tinha até a última segunda (11) para quitar o débito à vista. Corinthians e Santos Laguna se reuniram nas últimas semanas, mas não chegaram a um acordo amigável para resolver a questão.

A punição é válida por três janelas de transferências. A punição anunciada hoje já contempla a atual janela e valerá pelas próximas duas caso o clube não reverta a situação.

O Corinthians ainda pode enfrentar outras duas punições referentes à contratação de Garro e a rescisão de Matías Rojas. Ambos os casos se arrastam desde o ano passado e estão em trâmite nas instâncias esportivas. O clube foi condenado pela Fifa nos dois casos, mas recorreu.

Após vencer o Mundial de Clubes há pouco mais de um mês, o Chelsea estreia na Premier League com elenco ainda desgastado pela maratona de jogos. A preparação curta reacende críticas da Fifpro contra o calendário imposto pela Fifa aos atletas

Folhapress | 11:15 – 16/08/2025

Notícias ao Minuto

Leia Também

Trends, maquiagens e dancinhas: o que é a adultização denunciada por Felca
Trump suspende ajuda militar à Ucrânia após embate com Zelensky
EUA anunciam suspensão de vistos para cidadãos de Gaza, que segue sob ataque de Israel
Após férias reduzidas, gigantes europeus retornam para ligas domésticas
Dona do Tinder aposta em vídeochamada com desconhecidos para engajar Gen Z
Encanto Coral leva música clássica e popular a igrejas de Alagoas neste mês agosto » Alagoas Notícia Boa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *