O Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado (Paespe), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), promoverá, na próxima terça-feira (20), um bazar solidário. A iniciativa acontece por meio do “Edital de Doação de Mercadorias”, vinculado ao Programa Doação do Bem, que habilita projetos sociais a receberem itens apreendidos pela Receita Federal.
Os recursos arrecadados serão revertidos ao programa de Extensão Universitária, oferecido gratuitamente pela Ufal, e que tem como objetivo suprir a carência de ensino dos alunos oriundos da rede pública. O bazar será realizado das 9h ao meio-dia, e das 14 às 17 horas, no Centro de Tecnologia (CTEC), no Campus A.C. Simões, em Maceió
PUBLICIDADE
Entre os itens disponíveis no bazar, destacam-se perfumes importados, smartphones, dispositivos Alexa, drones, câmeras fotográficas (Canon), calculadoras científicas (HP), caixas acústicas, fones de ouvido, itens de informática e telefonia, mochilas, roupas, bichos de pelúcia, entre outros produtos.
Essas mercadorias são, em sua maioria, apreendidas em decorrência de irregularidades fiscais, como ausência de nota fiscal ou falta de recolhimento de impostos.
“As OSC (Organizações da Sociedade Civil) inscritas e selecionadas, como é o caso do próprio Paespe/Ufal, receberam ao longo do ano de 2025, mercadorias apreendidas para realização de bazares com fins de gerar recursos para projetos sociais, especialmente, saúde, educação e assistência social. Há instituições que foram transformadas após as doações. Isso tem ajudado a mudar a realidade de pessoas que são atendidas por elas”, destacou o delegado adjunto da Receita Federal em Alagoas, Francisco Tavares.
O programa
O Paespe foi idealizado em 1992 pelo professor Roberaldo Souza como uma iniciativa social, por meio de uma turma de pré-vestibular voltada para jovens em situação de vulnerabilidade.
Em 2004, o docente retomou as atividades, transformando-o em um programa de extensão vinculado à Ufal. Em 2022, uma solenidade presidida pelo reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, celebrou os 30 anos do Paespe.
A tecnologia social da Ufal, que atua como prática de aprendizagem solidária, também faz parte da Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP), que congrega 384 cursos chancelados em todo o Brasil.
A relação dos produtos poderá ser consultada por meio do painel público disponível neste link.
Regras
Os produtos adquiridos não poderão ser utilizados para fins comerciais, sob pena de aplicação das medidas e penalidades previstas na legislação vigente, conforme disposto na Portaria RFB nº 200/2022, Art. 77, §1º.
Os pagamentos poderão ser realizados via PIX, dinheiro ou cartão de crédito (neste último caso, com acréscimo de taxa). Não haverá quantidade mínima ou máxima de itens para compra. No pedido de compra, será realizado um cadastro básico (nome completo, CPF, telefone e e-mail) para a emissão do recibo.
