O Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração da Costa dos Corais (Peld CCAL), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), foi agraciado com o Selo de Atitude Sustentável, uma medalha de honra que reconhece o Projeto Mar à Vista como uma iniciativa comprometida em reduzir a poluição plástica nos oceanos.
A honraria foi concedida durante o 2º Workshop Internacional sobre Poluição Plástica nos Oceanos, promovido pelo Centro Universitário Cesmac.
PUBLICIDADE
No evento, participantes de diferentes países e comunidades tiveram a oportunidade de contar suas histórias em formato de vídeos de até três minutos, mostrando ações para reduzir a poluição plástica, a exemplo de campanhas educativas, mutirões de limpeza e tecnologias inovadoras.
Dessa forma, projetos considerados inovadores e alinhados aos critérios da seleção, receberam o Selo de Atitude Sustentável, como foi o caso do Projeto Mar à Vista.
A coordenadora-geral do Peld Costa dos Corais e do Projeto Mar à Vista, Ana Malhado, destacou que a medalha de honra reforça a relevância da iniciativa para além do ambiente acadêmico.
“Isso mostra que o impacto do Peld CCAL não se restringe ao meio acadêmico, mas alcança a sociedade, gerando resultados concretos ao trazer à tona temas complexos, como mudanças climáticas, biodiversidade e conservação, em linguagens acessíveis para crianças e comunidades tradicionais. Aproximamos o conhecimento científico da realidade local e, ao mesmo tempo, valorizamos a identidade cultural das comunidades costeiras, estimulando sentimentos de pertencimento e responsabilidade em relação ao ambiente marinho”, destacou a professora.
Estande interativo
O Projeto Mar à Vista também levou ao 2º Workshop Internacional sobre Poluição Plástica nos Oceanos, um estande interativo onde os visitantes puderam conhecer de perto a história e os personagens que compõem o desenho animado. Apresentou ainda seu material exclusivo, com cartilhas educativas e livros de histórias de conservação.
Para a coordenadora adjunta do Projeto Mar à Vista, Luana Almeida, é fundamental que a sensibilização sobre o meio ambiente comece ainda na infância.

“Acreditamos que a sensibilização ambiental começa na infância, e é essencial para formar cidadãos mais conscientes e comprometidos com o futuro do nosso planeta. O reconhecimento obtido através do Selo de Atitude Sustentável só nos motiva a continuar trabalhando e expandir nossos horizontes”, afirmou.
Uma das colaboradoras que representou o Peld CCAL no evento ressaltou a importância da iniciativa para a sua trajetória acadêmica.
“O Mar à Vista me permite viver, na prática, aquilo que acredito, a importância de cuidar do mar e aproximar as pessoas desse universo. Cada oficina e atividade com as crianças mostra como a educação pode transformar vidas e fortalecer o sentimento de pertencimento à nossa região litorânea”, disse Maria Júlia
Sobre o Mar à Vista
O Mar à Vista é uma série de desenhos animados, ligada ao Peld CCAL da Ufal. O projeto tem como objetivo tornar a ciência acessível e de fácil compreensão para crianças e adolescentes, promovendo a sensibilização ambiental sobre o meio marinho e a cultura oceânica, valorizando o contexto em que as crianças vivem.
A série se passa na Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, a maior unidade de conservação marinho-costeira do Brasil, situada entre Alagoas e Pernambuco.
Além da série animada, o Mar à Vista conta com uma variedade de materiais educativos, incluindo cartilhas, livros de histórias de conservação, um canal no Youtube (Crianças com Ciência), músicas autorais e jogos de tabuleiro.
Com a expansão e o sucesso do projeto, acontecem ações presenciais em escolas e eventos públicos, atingindo centenas de crianças e aproximando-as do conhecimento científico de forma prática e lúdica.
Saiba mais em @maravistaprojeto e @peldalagoas.