A Equatorial Alagoas lança, no próximo dia 24, durante a Feira dos Municípios, o projeto Energia Feminina, iniciativa do Instituto Equatorial voltada à capacitação e geração de renda de mulheres, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade social. O lançamento ocorre no Centro de Convenções de Maceió, como parte da programação do evento, que acontece de 22 a 25 deste mês.
O projeto integra a atuação do Grupo Equatorial nos estados onde a empresa está presente: Maranhão, Pará, Piauí, Alagoas, Goiás, Amapá e Rio Grande do Sul, e tem como objetivo fortalecer o protagonismo feminino por meio da autonomia financeira.
PUBLICIDADE
Em Alagoas, o Energia Feminina vai capacitar 112 mulheres, residentes em qualquer região de Maceió, com cursos nas áreas de empreendedorismo, planejamento de negócios, gestão financeira, marketing e vendas, eficiência energética e sustentabilidade.
Do total de participantes, 52 mulheres serão selecionadas para a etapa de desenvolvimento de planos de negócio, com acesso a capital semente – uma verba inicial para investimento nos próprios empreendimentos -, além de mentoria individualizada, com foco no fortalecimento e na expansão das iniciativas empreendedoras.
Segundo a coordenadora do Instituto Equatorial, Janaína Ali, o projeto nasce a partir da escuta nos territórios.
“Em Alagoas, o projeto chega construído a partir das realidades locais. A autonomia financeira é um caminho para a transformação social e para o fortalecimento do protagonismo das mulheres”, afirma.
Nesta edição, o Energia Feminina conta com investimento de R$ 910 mil, destinados diretamente aos negócios incubados e acelerados nos sete estados de atuação do Grupo Equatorial.
A iniciativa também prevê a criação de uma Rede de Mulheres Empreendedoras, com o objetivo de integrar um ecossistema de suporte coletivo, estabelecer parcerias estratégicas, ampliar o acesso ao mercado e garantir a sustentabilidade dos empreendimentos.
O lançamento do projeto acontece durante uma roda de conversa sobre empreendedorismo feminino, marcada para o dia 24 de janeiro, das 15h às 16h30, na Sala Tamarindo, no Centro de Convenções de Maceió.
O painel será conduzido pela coordenadora do Instituto Equatorial, Janaína Ali, pela coordenadora de Programas e Projetos do CIEDS, Viviane Tavares, e contará com mediação de Carol Acioli, que atua no desenvolvimento de mulheres.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site https://ama.facedoor.events/.
O projeto Energia Feminina já foi lançado nos estados do Pará e do Piauí, onde capacitou 180 mulheres em cada local, com formações técnicas, mentorias e apoio ao desenvolvimento de negócios, culminando na realização de Feiras de Negócios com os empreendimentos das participantes.
Serviço
- “Roda de conversa e lançamento do Projeto Energia Feminina”
- Público-alvo: Mulheres, sobretudo aquelas em situação de vulnerabilidade social, residentes em Maceió/AL
- Data: 24 de janeiro de 2026
- Horário: 15h às 16h30
- Local: Sala Tamarindo – Centro de Convenções, Maceió
- Inscrições para o painel: https://ama.facedoor.events/
