O restaurante-escola Portuá, com pratos de alta gastronomia feitos por alunos da Universidade Mário Pontes Jucá (UMJ), funciona no Centro de Inovação do Jaraguá (CIPT), maior hub de tecnologia de Alagoas.
A iniciativa é fruto da parceria entre a Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e consolida o Centro de Inovação do Jaraguá como um polo de aprendizado, negócios e experiências para toda a sociedade.
PUBLICIDADE
Inaugurado no mês de julho, o restaurante Portuá produz cerca de 50 a 70 pratos por dia, cerca de 360 por semana, durante o horário do almoço, tendo como prato preferido do público o Filé de Tilápia.
De segunda a sexta, das 8h às 18h
O restaurante funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 14h, oferecendo ao público uma experiência completa, que vai desde entradas até pratos principais de alta gastronomia e sobremesas.
Com a cozinha liderada pela coordenadora do curso de Gastronomia e chef de cozinha Camila Couto, os alunos da UMJ têm a oportunidade de vivenciar o dia a dia de um restaurante profissional, unindo técnica, criatividade e inovação.
Segundo Camila, o aprendizado é completo, desde a ideação do prato. “Todo o cardápio foi desenvolvido pelos alunos dentro da proposta pedagógica do curso de Gastronomia da UMJ”, destacou a Chef.
Planejamento e criação de pratos
Os estudantes participam desde o estudo e planejamento para a abertura do restaurante até a criação dos pratos e das fichas técnicas. Hoje, eles preparam e montam cada prato servido no restaurante.
Frequentador do restaurante Portuá, o arquiteto Arthur Douly destaca que participou do projeto arquitetônico do ambiente, que se diferencia pela culinária de qualidade e pelos preços acessíveis.
“O espaço atende a todos os públicos e já atrai até visitantes de fora, o que mostra o quanto tem sido um sucesso”, frisou o arquiteto.
Para quem deseja conhecer mais do cardápio, basta acessar pelo link https://restauranteportua.com.br
Sobre o papel do Centro de Inovação
Com uma edificação moderna, em uma das áreas mais valorizadas da cidade – o bairro de Jaraguá – , o Centro de Inovação do Polo Tecnológico de Alagoas promove o empreendedorismo e a inovação
O negócio fomenta ou incuba, sobretudo, empresas de base tecnológica, orientando o setor instalado no Estado de forma a atender às demandas da sociedade.
É um ambiente para fortalecimento das empresas locais e atração de novos empreendimentos de base tecnológica voltados para o desenvolvimento de soluções em tecnologia dos setores públicos, privados, universidades e centros de pesquisa.
Com espaços gratuitos para quem deseja trabalhar e estudar, funcionando 24h por dia, de domingo a domingo, o Centro contribui diretamente com a melhoria da competitividade das empresas e estimula o desenvolvimento econômico do estado.
PUBLICIDADE
