A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) divulgou, nesta sexta-feira (12) o resultado final do processo seletivo para preceptores do Programa PET-Saúde: Informação e Saúde Digital, em parceria com a Universidade Federal de Alagoas. A iniciativa integra a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde e tem como objetivo fortalecer a formação em serviço dos profissionais da saúde,…
A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) divulgou, nesta sexta-feira (12) o resultado final do processo seletivo para preceptores do Programa PET-Saúde: Informação e Saúde Digital, em parceria com a Universidade Federal de Alagoas. A iniciativa integra a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde e tem como objetivo fortalecer a formação em serviço dos profissionais da saúde, com foco na inovação digital e no uso qualificado da informação.
O processo seletivo envolveu análise curricular e entrevista com candidatos. Ao todo, foram selecionados 20 preceptores que atuarão nas Unidades de Saúde do município de Maceió e gestão da SMS, orientando estudantes de cursos da área da Saúde e Tecnologias da Informação contribuindo para o desenvolvimento de ações voltadas à digitalização dos processos de trabalho e à melhoria da qualidade da informação em saúde.
Segundo a coordenação do PET-Saúde em Maceió, os preceptores selecionados terão papel estratégico no acompanhamento das atividades dos bolsistas (estudantes), auxiliando na integração ensino-serviço-comunidade e fomentando o uso de tecnologias de informação para qualificar a gestão do cuidado nas unidades básicas de saúde.
“A preceptoria é essencial para garantir que a formação dos estudantes esteja alinhada com as necessidades reais do SUS. Com o eixo da saúde digital, buscamos transformar práticas por meio do uso de ferramentas tecnológicas, sempre com foco na humanização e na resolutividade do cuidado”, destacou Sabrina Novaes, coordenadora de Gestão de Pessoas da SMS.
Próximos passos
Os candidatos aprovados devem ficar atentos aos prazos de convocação e início das atividades, que serão comunicados por e-mail, através da Coordenação do Pet Saúde Digital Ufal. A previsão é que o programa tenha início em agosto, com acolhimento inicial dos preceptores e bolsistas.
O PET-Saúde Digital é uma das estratégias do Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério da Educação, para promover a transformação digital no SUS, ao mesmo tempo em que qualifica a formação de estudantes e trabalhadores da saúde em todo o país.