A matemática tem aberto caminhos promissores para a jovem Lília Fernanda Sousa Costa. Aos 14 anos, a estudante do Colégio Tiradentes da Polícia Militar – Unidade Agreste, em Arapiraca, entrou para a história da educação alagoana ao se tornar a primeira menina do estado a conquistar duas medalhas de ouro consecutivas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).
A mais recente medalha foi entregue na noite da última segunda-feira (22), durante a cerimônia nacional de premiação da 20ª edição da OBMEP, realizada no Rio de Janeiro. Entre os 684 estudantes brasileiros que receberam medalha de ouro, oito são alagoanos.
PUBLICIDADE
O destaque de Lília, no entanto, vai além do resultado individual: seu desempenho representa um marco para a participação feminina nas Ciências Exatas em Alagoas.
A trajetória da estudante é marcada por dedicação, disciplina e paixão pela matemática. Em 2025, ela alcançou a maior pontuação entre os participantes alagoanos do Nível 2 da competição, destinado a estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. No ranking nacional, ficou na 45ª colocação entre os 200 medalhistas de ouro da categoria.
Os resultados expressivos também se repetem na Olimpíada Alagoana de Matemática (OAM), onde Lília conquistou dois ouros consecutivos e registrou a maior nota de sua categoria.
“Primeiramente, agradeço a Deus pela conquista e aos meus pais, professores e a todos que fazem parte do Colégio Tiradentes pelo apoio durante esta jornada. Vejo essa premiação como uma chave que abre portas para o meu futuro e como resultado do meu esforço, dedicação e amor pela matemática”, comemorou a estudante.
Rumo às competições internacionais
O ano de 2026 trouxe mais um feito inédito para a jovem arapiraquense. Em abril, Lília tornou-se a primeira alagoana selecionada para integrar a equipe brasileira que disputará o Pan-American Girls’ Mathematical Olympiad (PAGMO), competição internacional que reúne talentos femininos da matemática de diversos países das Américas e será realizada na Colômbia.
Classificada em terceiro lugar entre as quatro estudantes escolhidas para representar o Brasil, ela celebra a oportunidade como mais um passo importante em sua formação acadêmica.
“Estou muito feliz com esta conquista e darei o meu melhor na competição. Quando soube do resultado, senti uma mistura de emoções e comemorei bastante com meus pais e professores. Espero que essa conquista também inspire outros estudantes que sonham em participar de competições internacionais”, afirmou.
Alagoas coleciona bons resultados
Além do destaque de Lília, Alagoas também teve desempenho expressivo na edição 2025 da OBMEP. Ao todo, 21 estudantes conquistaram medalhas na etapa nacional da olimpíada, sendo uma de ouro, duas de prata e 18 de bronze.
A rede estadual de ensino ainda alcançou 142 menções honrosas, totalizando 163 estudantes reconhecidos nacionalmente. O resultado inclui também a premiação de dois professores e quatro escolas da rede pública.
Na etapa estadual da competição, foram conquistadas 70 medalhas: quatro de ouro, 19 de prata e 47 de bronze. A cerimônia de premiação dos medalhistas de prata e bronze está prevista para o segundo semestre deste ano.
Considerada a maior competição científica do Brasil, a OBMEP reúne milhões de estudantes todos os anos e tem papel fundamental na descoberta de talentos, no estímulo ao raciocínio lógico e na ampliação das oportunidades educacionais para jovens de todas as regiões do país.
PUBLICIDADE
